A agricultura biológica tem muitas vantagens

A agricultura biológica tem vantagens consideráveis para o meio ambiente e para a sociedade em comparação com a agricultura convencional.

Este é o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Johann Heinrich von Thünen deBrunswick, um instituto federal de pesquisa Holandes. Foram avaliadas 528 publicações científicas sobre proteção da água, fertilidade do solo, diversidade biológica, proteção e adaptação ao clima, eficiência de recursos e bem-estar animal.

"Os resultados deixam claro que a agricultura orgânica tem um alto potencial para a proteção das águas subterrâneas e superficiais. Positivo é a ausência de pesticidas químicos-sintéticos. Nos estudos avaliados, a agricultura orgânica também reduziu as emissões de nitrogênio em uma média de 28% ", dizem os autores.

Vantagens da agricultura ecológica também seriam mostradas na fertilidade do solo. As frequências e a biomassa das populações de minhocas foram, em média, 78% e 94% mais altas. Além disso, a agricultura orgânica no solo superficial levou a menos acidificação.

O fato de que a agricultura orgânica tem um efeito positivo sobre a biodiversidade é claramente demonstrável para os grupos de espécies estudadas, de acordo com o estudo. Assim, o número médio de espécies de flora de campo foi 95% maior, o de aves de campo em 35% e o de insetos visitantes de flores em 23%.

Menos clara é a contribuição da agricultura biológica para a proteção do clima. Uma maior taxa de armazenamento carbono e diminuição das emissões de óxido nitroso emitem fazendas orgânicas, embora menos CO²/ha. Mas isso seria compensado pelo menor nível de produtividade na agricultura orgânica.

Os resultados do estudo também enfatizam que a agricultura orgânica pode contribuir para a prevenção da erosão e proteção contra inundações. O teor de húmus na agricultura biológica foi, em média, 26% superior. No geral, o escoamento superficial e a erosão do solo são menores.

O uso econômico de recursos na agricultura orgânica é refletido, entre outras coisas, em nitrogênio e eficiência energética. Em ambas as áreas, a agricultura orgânica mostrou-se mais vantajosa, dizem eles. Na produção agrícola, a eficiência de nitrogênio foi em média de doze por cento, eficiência energética 19 por cento maior do que na agricultura convencional.

Nenhuma imagem clara, no entanto, mostrou o bem-estar animal. Não existem diferenças fundamentais na saúde animal. "A administração parece ser mais decisiva que a economia", escreve o Instituto Thünen.

No resultado geral, o estudo de Thünen mostra que a agricultura orgânica é o sistema de uso da terra mais sustentável em comparação com a agricultura convencional, com maior potencial para o meio ambiente e a sociedade.

Fonte:Nwzonline(Holanda) por Klaus-Peter Jordan <https://www.nwzonline.de/landwirtschaft/braunschweig-studie-oekologischer-landbau-hat-viele-vorteile_a_50,4,256331825.html>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube