'Vamos parar de falar ... vamos ser orgânicos'

A agricultura orgânica deve ser colocada em prática e as partes interessadas não devem apenas falar sobre isso.

Este foi um argumento feito por agricultores que participaram de uma oficina de treinamento em Taveuni, organizada pelo Secretariado do Programa Regional do Meio Ambiente do Pacífico (SPREP), para o projeto de Adaptação Ambiental Baseada no Ecossistema à Mudança Climática (PEBACC).

Os agricultores de Kadavu, que estiveram envolvidos na agricultura orgânica, fizeram o apelo durante a visita da semana passada à vila de Navakawau, ao sul de Taveuni.

O ex-prefeito de Savusavu Town e o funcionário público aposentado Peni Naulu disseram na reunião que a agricultura orgânica não era uma novidade em Fiji.

"Ele tem sido praticado por nossos antepassados ??e passado para gerações e agricultores em Kadavu continuam a praticá-lo hoje, então a agricultura orgânica não é uma coisa nova neste país", disse ele.

“Pode ser novidade para algumas pessoas, porque elas nunca praticaram a agricultura orgânica, mas é hora de pararmos de falar sobre isso e, em vez disso, colocá-lo em prática.

“Nas últimas duas décadas, tenho ouvido falar sobre agricultura orgânica e estou aposentado agora e as pessoas ainda falam sobre isso.

“Vamos parar de falar sobre isso e vamos para a agricultura orgânica e o grupo e as partes interessadas precisam apoiar os agricultores, ajudando-os com ferramentas, não apenas falando sobre agricultura orgânica com agricultores”.

Naulu disse que os fazendeiros precisam fazer agricultura orgânica para proteger o solo e as plantações, que é sua fonte de renda.

O presidente do Conselho Provincial de Kadavu, Malakai Masi, disse que 90% dos agricultores de sua ilha fazem agricultura orgânica porque é uma tradição ensinada por seus antepassados.

Fonte:Fiji Times em 11-09-2018 por Serafina Silaitoga

Leia Mais:

SIGA NOS