Vale a pena produzir leite orgânico?


A demanda por produtos de origem orgânica está em alta, os consumidores estão cada vez mais interessados em sustentabilidade e buscam por produtos mais naturais e saudáveis para compor sua mesa. Considerado um lifestyle, o consumo de orgânicos colabora com o meio ambiente, beneficia a saúde e propicia uma melhor qualidade de vida.

A produção de alimentos orgânicos é um nicho de mercado que vem se expandindo, acelerando inclusive o mercado lácteo. A produção de leite orgânico vem conquistando mais adeptos, sejam grandes ou pequenos produtores, já que esse sistema promete agregar valor à matéria-prima.

Recanto SS, propriedade leiteira localizada em Itirapina/SP, produziu leite convencional por 8 anos, até que, em 2013, seu gestor Claudinei Saldanha Junioroptou por iniciar o processo de conversão da propriedade para produção de leite orgânico. A opção de converter o sistema conciliou sua paixão pelos animais, e o desejo de realizar o manejo de forma mais natural possível.

“O processo de certificação só não ocorreu antes pois não tínhamos um comprador para esse leite. Mas assim que veio o convite de um parceiro, em 2013, tivemos um pontapé inicial e o sorriso colou no rosto”, destaca Claudinei. Em março de 2013 foi dado o marco zero do processo de conversão da propriedade. Inicialmente, foi interrompido o uso de inseticidas, carrapaticidas e herbicidas, além de outras mudanças realizadas. E, após um ano do início do projeto de conversão, o Recanto SS conseguiu utilizar a primeira produção de volumoso orgânico (silagem e pastagem) para alimentação dos animais.

O gestor do Recanto SS menciona que o primeiro passo para fazer a conversão é escolher uma certificadora. Segundo ele, não basta produzir organicamente e não ter a certificação. “Durante o período de certificação, a certificadora faz visitas frequentes na propriedade para dar o veredito se será ou não aprovado o projeto. Após o período de 1 ano, a certificadora continua com as visitas anuais, sendo 1 delas agendada, e até 2 visitas sem aviso prévio para checar o processo de produção, confirmar que a normativa está sendo seguida”, completa o produtor.

Em outubro de 2014, a propriedade conseguiu definitivamente a certificação de produtora de leite orgânico. Alguns produtores apresentam preocupações sobre o processo de conversão, contudo o gestor do Recanto SS afirma que “o produtor que tem interesse em produzir leite orgânico não deve encarar a certificadora como uma ´auditora com cobranças e mais cobranças´, ou mesmo ter receios sobre o processo. Acertificadora é totalmente acessível para as dúvidas, e seus técnicos fornecem toda assessoria necessária durante o projeto”, afirma.

Hoje, 4 anos após a transição do sistema, Claudinei conclui que a propriedade apresenta resultados e indicadores satisfatórios. “Temos 42 vacas adultas e, em média, 36 estão em lactação, sendo que a produção média por vaca é de 20 litros pordia, totalizando uma produção média diária de cerca de 700 litros. Nossa meta é chegar a 1.100 litros diários em uma área de 20 hectares, e para isso contamos com os parcerios comerciais e também com a ajuda de consultores e empresas técnicas especializadas”.

Você já pensou na possibilidade de converter seu sistema para produção de leite orgânico?

Claudinei Saldanha Junior apresenta, no EducaPoint, seu caso de sucesso em um curso online. Ao longo dos vídeos são apresentadas todas as rotinas do Recanto SS, desde o manejo das pastagens, estratégias de suplementação alimentar, criação de bezerras, sistema de ordenha, manejo reprodutivo e sanitário. O produtor detalha também o processo de conversão e certificação da propriedade, e a importância de firmar parcerias estratégicas neste modelo de produção.

Confira o conteúdo completo neste link: https://www.educapoint.com.br/curso/leite-organico-recanto-ss/

Veja, ainda, videoaulas gratuitas desse curso e de outros que apresentam propriedades de referência no setor leiteiro clicando aqui.

Para ter o acesso completo a estes conteúdos e muito mais, basta ser um assinante do EducaPoint. Com planos de assinatura totalmente acessíveis, a plataforma de cursos online oferece um amplo de portfólio de cursos voltados a pecuária brasileira. Já são cerca de 90 treinamentos! Assine agora mesmo neste link: https://www.educapoint.com.br/checkout/.

Ou conheça gratuitamente aqui!

Mais informações
[email protected]
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: [email protected]  


Leia Mais:



SIGA NOS

-->