UE prorroga autorização para pesticidas a base de cobre na agricultura orgânica

A União Europeia (UE) vai estender por sete anos a autorização do uso de cobre na agricultura, um dos poucos pesticidas autorizados em plantações orgânicas certificadas, apesar dos riscos indicados pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar.

Durante uma das votações nesta terça-feira (27) em Bruxelas, os especialistas dos Estados-membros votaram a favor dessa prorrogação a partir de 31 de janeiro de 2019, que era a data de expiração, anunciou a Comissão Europeia.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) observou recentemente os riscos apresentados pelo uso na agricultura de componentes à base de cobre, particularmente em matéria de contaminação do solo.

O cobre, usado como fungicida, é autorizado com alguns limites na agricultura ecológica.

Esta substância é usada especialmente na viticultura, para lutar contra um fungo.

A prorrogação aprovada nesta terça reduz em quase um terço o limite atualmente fixado para as plantações biológicas. Este limite também se aplica ao conjunto de culturas.

A Comissão considera que esta prolongação "melhora a proteção do ambiente limitando as doses de aplicação, mantendo ao mesmo tempo um importante instrumento para a proteção das culturas".

Também pediu à EFSA "para desenvolver uma metodologia mais apropriada para avaliar os riscos para o meio ambiente do cobre em vista da próxima renovação da autorização".
AFP - 27/11/2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:


SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram