Agricultura ucraniana registra grande crescimento nas exportações

O setor agrícola ucraniano registrou um grande crescimento nos primeiros 10 meses de 2018. Entre janeiro e outubro de 2018, o volume de comércio exterior de produtos agrícolas totalizou 19,2 bilhões de dólares, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

arrroz"As exportações agrícolas ucranianas aumentaram quase 165 milhões de dólares nos primeiros 10 meses de 2018", anunciou Olga Trofimtseva, vice-ministra da Agricultura e Alimentação da Ucrânia.

"Nossos principais parceiros comerciais são os países asiáticos, seguidos pela União Européia e África", acrescentou Trofimtseva.

O crescente setor agrícola também beneficiou o desenvolvimento do setor ucraniano de alimentos orgânicos, que só começou a ganhar força há uma década, quando os produtos orgânicos começaram a aparecer nas prateleiras das lojas ucranianas. Desde então, o mercado interno orgânico floresceu.

De acordo com um estudo de mercado realizado pela Organic Standard, o primeiro organismo de certificação nacional ucraniano que presta serviços em inspeção e certificação de produção orgânica, existem atualmente mais de 35 empresas na Ucrânia produzindo produtos orgânicos.

Devido à crescente popularidade dos produtos orgânicos da Ucrânia nos mercados estrangeiros, o Gabinete de Apoio à Reforma do Ministério da Agricultura e Alimentação informou que, em 2017, o volume total de exportações de produtos orgânicos foi de 260.000 toneladas.

"Nossos produtos orgânicos são fornecidos para os Países Baixos, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Polônia, Suíça, Bélgica, República Tcheca, Bulgária, Hungria, EUA, Canadá, Austrália e alguns países asiáticos", disse um representante do ministério.

Tão grande tem sido o impulso em direção aos produtos orgânicos que o ministério, em parceria com o Western NIS Enterprise Fund, o projeto de Desenvolvimento do Mercado Orgânico-Ucraniano e o Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica, criou uma campanha para promover a agricultura orgânica aos investidores globais. O vídeo apresenta Jamala, que representou a Ucrânia e venceu o Eurovision Song Contest 2016 com sua música “1944”.

Fonte:Emerging Europe em 10-12-2018 por Shakhil Shah

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram