Paraná triplica número de escolas com orgânicos na merenda escola

No ano passado, 140 escolas tinham produtos orgânicos. O número passou para 414.
22/06/12 às 15:26 AEN

O Paraná triplicou a quantidade de escolas que oferecem alimentos orgânicos na merenda dos alunos e quer estimular pequenas propriedades a fornecerem o produto. As conquistas e alternativas nessa área foram discutidas no 1.º Seminário do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Agricultura Familiar, realizado quinta e sexta-feira (21 e 22), em Curitiba. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação e governo federal.

No ano passado, 140 escolas, em 24 municípios paranaenses, tinham produtos orgânicos na merenda dos alunos. O número passou para 414 escolas em 68 municípios, até agora. A quantidade de alimentos orgânicos oferecidos também aumentou de nove para 660 toneladas, no mesmo período comparativo.

O Paraná foi o primeiro estado a cumprir a legislação federal que destina 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) à compra de produtos diretamente da agricultura familiar. Agora a meta da Secretaria da Educação é que os produtores passem a ofertar mais produtos orgânicos.

AGRICULTURA – Márcia Cristina Stolarski, diretora de Infraestrutura, Logística, Organização e Gestão da Superintendência de Desenvolvimento Educacional da secretaria, avalia que os agricultores familiares têm vantagens ao se especializarem na produção de alimentos orgânicos para merenda escolar. O edital para a compra de alimentos dá prioridade à agricultura familiar e esses produtos costumam ser mais valorizados no mercado.

Atualmente, 87% das escolas estaduais adquirem gêneros alimentícios da agricultura familiar para composição da alimentação escolar. São 1.807 estabelecimentos de educação básica, em 399 municípios, que compram alimentos frescos direto de pequenas propriedades.

O número é quase duas vezes maior que as 906 escolas atendidas no ano passado. O valor investido aumentou de R$ 2,5 milhões para R$ 23 milhões. “Não mediremos esforços para aumentar a compra destes alimentos, destinando mais recursos para nossos municípios a fim de atender nossos alunos com qualidade. Nossa experiência está sendo replicada para todo o Brasil”, disse o diretor-geral da Secretaria da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin.

Além das secretarias estaduais da Educação, da Agricultura e do Abastecimento, e da Saúde, participam do evento representantes da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do legislativo estadual e entidades representativas da agricultura familiar no Paraná.

 

bem arana

http://www.bemparana.com.br/noticia/220694/parana-triplica-numero-de-escolas-com-organicos-na-merenda-escolar

+++++++++++++++++


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+