País exportou 37 mil toneladas de orgânicos entre agosto de 2006 e setembro de 2008

Holanda, Suécia, Estados Unidos e Reino Unido foram os maiores compradores de produtos brasileiros sem agrotóxicos.

Produtos agrícolas cultivados sem agrotóxicos vêm ganhando o mercado brasileiro e conquistando outros países. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam que em 2008 mais de 13 mil produtores participaram de atividades de fomento à agricultura orgânica desenvolvidas pela pasta, com incentivo ao uso de insumos e processos adequados para a produção sem agrotóxicos.

Segundo informações do ministério, em 2007, as exportações de orgânicos somaram cerca de U$ 12 milhões. De janeiro a setembro de 2008, esse valor chegou a aproximadamente U$ 10 milhões.

“Ainda temos três meses de 2008 e com certeza a gente vai superar os U$ 12 milhões exportados no ano anterior. Há interesse do mercado externo em importar soja e seus derivados. A exportação brasileira de produtos orgânicos vem crescendo”, destaca a coordenadora substituta de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Christina Saminez.

Entre agosto de 2006 e setembro do ano passado, o Brasil exportou 37 mil toneladas em produtos orgânicos. A Holanda foi o comprador que adquiriu a maior parcela desse total, 32%, seguida da Suécia, com 15%, e dos Estados Unidos e Reino Unido, com 12% e 7%, respectivamente.

Ao todo, as exportações no período equivalem a uma receita de US$ 26,7 milhões. Mais da metade desse valor (56%) corresponde à venda da soja e seus derivados. “A soja foi responsável pelo aumento da produção e exportação de produtos orgânicos. Tem tido mercado para ela”, afirma Tereza.

Segundo a coordenadora, mesmo sendo mais caros que os produtos convencionais, a demanda pelos orgânicos têm crescido. “A gente não consegue abastecer o mercado interno de produtos orgânicos. A demanda é muito grande e isso também reflete no mercado externo.”

Leia também:

Fonte Por Agência Brasil na Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009


Leia Mais:



SIGA NOS

-->