Sucesso nas Compras: Preço de alimento orgânico em queda

Existe o mito de que esses produtos são muito mais caros, mas na verdade esta diferença vem diminuindo com o passar dos anos

Rio - Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Existe o mito de que esses produtos são muito mais caros, mas na verdade esta diferença vem diminuindo com o passar dos anos e com investimentos dedicados à produção familiar.

As feiras de orgânicos estão crescendo atualmente e melhorando o acesso e os preços para o consumidor final. Muita das vezes os clientes compram direto dos produtores, o que significa valores mais baixos e a experiência de troca entre o consumidor e o produtor.

Mas é preciso que a pessoa fique atenta aos cuidados na hora de adquirir um produto deste tipo. É necessário ter confiança não somente no fornecedor, mas também na origem do alimento que será levado para casa. 

Pergunta e resposta

“Comecei a consumir vegetais , frutas e verduras orgânicas e gostei muito. São produtos mais caros que os cultivados de maneira comum. Será que vale a pena comprar estes produtos em relação ao que pago? Como posso saber que não estou sendo enganada?  Miriam de Oliveira — Campinho

Quando falamos de produtos orgânicos, não são só frutas, legumes e verduras, mas também ovos, carnes e lácteos. Eles ajudam na sua saúde e na de sua família, pois evitam o risco de contaminação por possíveis resíduos agrotóxicos presentes nos alimentos frescos.

Muita das vezes até diminui processos alérgicos, bem comuns em crianças e até em adultos, que vem crescendo atualmente.

Além disso, a produção agroecológica é baseada no uso responsável dos recursos naturais contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Assim como, para a conservação e valorização da biodiversidade e da cultura local procurando preservar o meio ambiente, uma vez que o solo e a água não são contaminados.

Também ajuda na redução dos riscos à saúde dos trabalhadores rurais, que na produção convencional ficam expostos a substâncias tóxicas.

Os cuidados que você deve ter para adquirir um produto orgânico está na confiabilidade do fornecedor e na origem do produto. É quase impossível você saber, só de olhar , se um vegetal é orgânico ou não. Uma característica natural é que os legumes e frutas orgânicas não são tão belos e perfeitos como os vegetais, que recebem fertilizantes e agrotóxicos.

Os orgânicos costumam ser menores e sem padrões de tamanho, exatamente por não receberem estas cargas químicas.

Consumir mais legumes, frutas e verduras com menos substâncias químicas, que direta ou indiretamente influenciam na nossa saúde, com certeza vale a pena.

Isto também é se preparar para ter menos doenças na velhice. Pagar um pouco mais para ter uma alimentação mais saudável e melhor qualidade de vida não é nenhum grande investimento, é uma obrigação.

Marco Quintarelli é consultor de varejo do Grupo AZO

Fonte: O dia em 13/04/2017

Leia Mais: