Consciência do solo, chave de mercado para o sucesso da agricultura orgânica na MP

Embora o governo de Madhya Pradesh tenha declarado suas intenções de promover a agricultura orgânica em grande escala, os especialistas dizem que criar conscientização sobre a nutrição do solo sem o uso de produtos químicos, simplificar o processo de certificação e fornecer plataforma de marketing será a chave para uma implementação bem-sucedida.

Dirigindo-se a uma convenção em Ujjain na sexta-feira, o ministro-chefe Shivraj Singh Chouhan e outros dignitários, incluindo especialistas em agricultura, enfatizaram a substituição dos métodos de agricultura dependentes químicos pela agricultura orgânica para torná-la mais lucrativa.

A produção total de commodities orgânicas em bruto em Madhya Pradesh, no entanto, diminuiu nos últimos cinco anos devido à forte queda na produção de algodão orgânico. Madhya Pradesh é responsável por quase 40% da área total de cultivo orgânico da Índia.

Especialistas dizem que o vasto potencial permanece inexplorado devido à má implementação das políticas e à falta de conscientização.

“O problema é que a maioria dos funcionários não entende o conceito básico por trás da agricultura orgânica. Não se trata apenas de usar o vermicomposto, mas todo o procedimento tem que ser seguido, incluindo o padrão de cultivo, o adubo verde e assim por diante ”, disse o ex-diretor do departamento de agricultura estatal, Dr. GS Kaushal. Ele atribuiu o rápido declínio da produção de commodities orgânicas à mudança do algodão orgânico para o algodão BT.

“O governo do estado terá que criar conscientização entre os agricultores sobre como enriquecer o solo usando métodos naturais. Então, os agricultores precisarão obter os produtos certificados e também precisam de uma plataforma para comercializar os produtos ”, disse Deepak Suchde, um renomado especialista em agricultura orgânica.

Autoridades do departamento de agricultura estatal dizem que o governo está tomando uma série de iniciativas para promover a agricultura orgânica.

“O governo está promovendo a agricultura orgânica em 16 distritos onde a utilização de fertilizantes químicos está muito abaixo da média estadual e nacional. Estamos abordando todos os aspectos da agricultura orgânica - do cultivo à embalagem, marca e comercialização dos produtos ”, disse Rajesh Rajora, secretário estadual principal (agricultura).

O que é agricultura biológica?

Os produtos orgânicos são cultivados sob um sistema de agricultura sem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas de uma maneira ambientalmente amigável. Neste método de cultivo, o foco está na preservação da capacidade reprodutiva e regenerativa do solo. Estudos mostram que o uso excessivo de fertilizantes químicos e pesticidas tem impactado negativamente a fertilidade do solo em Punjab e levou a um aumento nos casos de câncer.

Fonte:INDORE em16 De Maio De 2016

Leia Mais:

SIGA NOS