SDR apresenta políticas para orgânicos em feira na Capital

O chefe de gabinete da SDR, Inácio Benincá, falou do Programa Agricultura de Base Ecológica, criado em 2011
O chefe de gabinete da SDR, Inácio Benincá, falou do Programa Agricultura de Base Ecológica, criado em 2011

A Feira de Produtos Orgânicos de Porto Alegre, realizada no bairro Menino Deus da Capital, nesta quarta-feira (30), constou da programação alusiva a VIII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Na Feira, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Inácio Benincá apresentou aos feirantes e a outras autoridades as políticas da Secretaria ligadas à produção orgânica.

"Nós criamos, em 2011, o Programa Agricultura de Base Ecológica, que visa a capacitar, ainda esse ano, cerca de dois mil produtores orgânicos. A idéia é atender a demanda dos consumidores que buscam alimentos saudáveis”, explicou Benincá. Segundo o coordenador da Comissão de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Cleber Souza, essas ações possibilitam a integração de todos os agentes que atuam nessa cadeia, tornando cada vez mais claro para os consumidores o diferencial que constitui a alimentação orgânica.

Alimentos Orgânicos

Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos, tendo como base princípios agroecológicos que envolvem o uso responsável dos recursos naturais. O alimentos cultivados nesse modelo, sejam eles de origem animal ou vegetal, são mais saudáveis, saborosos e têm maior diversidade de vitaminas.

Além das vantagens ambientais, ligadas à preservação da biodiversidade e a não utilização de agrotóxicos na natureza, os alimentos orgânicos também permitem gastos menores com insumos agrícolas e fortalecem a rede de indivíduos que trabalham com eles.

Fonte: Assessoria de Comunicação SDR/RS em 30.05.2012

Leia Mais:

Mais Discussões   Associe-se