Programa de Monitoramento da Produção Orgânica

 

 

Santa Catarina é o único Estado brasileiro que tem um programa regular de controle da sanidade de produtos vegetais, inclusive dos orgânicos, para verificar a presença de resíduos de agrotóxicos. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é executado pela CIDASC, com o apoio do SCRural, e, nos últimos três anos, já analisou mais de 1.400 amostras de produtos orgânicos de origem vegetal.

O Programa faz o controle de treze culturas (batata, cenoura, maçã, cebola, alface, banana, feijão, arroz, tomate, repolho, pimentão, morango e brócolis) em todas as regiões do Estado. Desde 2012, são coletadas 375 amostras de produtos orgânicos, por ano, em supermercados, quitandas, feiras, pontos de venda e nas propriedades rurais.

As amostras coletadas são analisadas por laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e acreditado pelo Inmetro. Os exames detectam a presença de 257 princípios ativos de agrotóxicos e caso haja alguma irregularidade o Ministério da Agricultura é acionado para realizar a fiscalização na propriedade rural ou ponto de venda.

O Programa tem sido bem aceito pelos agricultores catarinenses já que traz segurança aos produtores de orgânicos. Todo este esforço dos Governos Federal e Estadual visa afastar do mercado produtores que se dizem orgânicos, porém não seguem as normas exigidas em legislação. Assim, estamos valorizando os que produzem corretamente .

Produção de Orgânicos em Santa Catarina

A produção orgânica cresce no país num ritmo de 15% a 20% ao ano. Em Santa Catarina estima-se que sejam 800 famílias dedicadas à produção orgânica principalmente na Grande Florianópolis e nas regiões Sul, de Lages e de São Joaquim. Dos produtos orgânicos consumidos em Santa Catarina, 87% são produzidos no próprio estado.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/02/monitoramento-aponta-que-95-dos-produtos-organicos-sao-seguros-em-sc-4967710.html


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+