Rússia terá padrão de certificação para produtos orgânicos

 

Destinado a certificação de organismos de produção orgânicas. A Federação Russa construiu um padrão nacional: GOST R 57022-2016. “Produtos orgânicos. O procedimento de certificação voluntária”. A medida entra em vigor partir de 1 de Janeiro de 2017.

O projeto foi iniciado e desenvolvido pelo Comitê Duma do Estado em questões agrárias. O objetivo é estabelecer uma regulamentação uniforme para a certificação voluntária da produção orgânica.

Atualmente, existem inúmeros rótulos e certificados alegando que o produto é fabricado sem o uso de aditivos alimentares, fertilizantes sintéticos e OGM. Entendê-los é difícil tanto para o consumidor final quanto para os outros grupos que integram o mercado. A nova norma irá facilitar a compreensão com relação a autenticidade dos produtos orgânicos. Isso vale também para o mercado internacional, já que o novo padrão atende melhor às práticas que já se dão ao redor do mundo.

O projeto foi desenvolvido em conformidade com o regulamento aprovado pelo Conselho Regulador(EC) de 5 de Setembro de 2008, No. No. 889/2008. Levando em consideração disposições preliminares sobre o procedimento de aplicação do Regulamento (CE) n.º 834/2007 sobre a produção biológica e a rotulagem de orgânicos produtos contra a produção biológica, à rotulagem e controle dos produtos do padrão da Alimentarius Commission. Atentando sobre as “Diretrizes para a produção, transformação, rotulagem e comercialização de alimentos orgânicos Codex (GL 32-1999 , Rev. 1-2001) “, as normas de base da Federação Internacional de agricultura orgânica (IFOAM).

A norma está interligada com as normas nacionais previamente aprovadas: GOST R 56104-2014 “alimentos orgânicos. Termos e definições” e GOST R 56508-2015 “Produtos orgânicos. As regras de produção, armazenamento, transporte”.

Fonte http://www.organicsnet.com.br/2016/08/russia-tera-padrao-de-certificacao-para-produtos-organicos/ em 24/08/2016

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se