O Ministério da Agricultura Russo propôs etiquetar produtos orgânicos com uma folha branca sobre um fundo verde

Uma experiência em rotulagem de espíritos começou na Rússia

O Ministério da Agricultura preparou um projeto de decreto aprovando a forma e o procedimento para usar a marca de produtos orgânicos de uma única amostra. O documento está publicado no site regulation.gov.ru .

De acordo com o projeto, o sinal de produtos orgânicos é uma folha branca sobre um fundo verde com as palavras "ORGÂNICO" (cirílico) no topo da folha e "ORGÂNICO" (latim) - na parte inferior da folha. A fonte da inscrição - Circe. A ordem de rascunho também fornece as características de cor verde, que serão usadas na imagem gráfica.

Conforme especificado no documento, a marca informará aos compradores que a produção de produtos orgânicos atende às normas nacionais, interestaduais e internacionais em vigor na Federação Russa.

A imagem da folha na embalagem será acompanhada por um código de barras bidimensional, que será aplicado ao consumidor e (ou) transporte de embalagens ou materiais ligados ao produto de acordo com os requisitos da norma nacional da Federação Russa.

A base para a rotulagem de produtos orgânicos será um certificado de conformidade da produção de produtos orgânicos.

Marcando com o gráfico "orgânico" é previsto pela lei sobre agricultura orgânica, que entra em vigor em 2020. Apenas os fabricantes que passaram a certificação especial poderão colocar uma marca em seus produtos.

De acordo com a National Organic Union, em 2018, o mercado global de agricultura orgânica ultrapassou os US $ 100 bilhões, o crescimento do consumo é de 10-15% ao ano e a demanda excede o consumo. A Rússia nessa área tem uma vantagem significativa devido à grande quantidade de pousios que podem ser rapidamente colocados em circulação e usados para a produção orgânica. Sua área é de cerca de 12 milhões de hectares.

Segundo a Federação Internacional de Agricultura Ecológica, nos últimos 15 anos, o mercado global de produtos orgânicos cresceu quase cinco vezes - de US$ 18 bilhões para US $ 82 bilhões - e hoje representa 10% do mercado mundial de alimentos. Os especialistas prevêem que até 2022 o mercado orgânico excederá US$ 200 bilhões.

A Rússia ocupa 0,2% do mercado global de produtos orgânicos.

Fonte:Interfax(ru) em 20-05-2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube