Río Negro é a província que mais cresceu em produção orgânica

Conta com 240 estabelecimentos que se dedicam a produzir de forma orgânica principalmente peras e maçãs. Eles representam 20% de todo o país.

"A agricultura biológica cresceu muito nos últimos dois anos em nossa província. De acordo com o último levantamento preparado pela SENASA baseado em certificadores de informação, Rio Preto tem 240 estabelecimentos de produção biológica, respondendo por 20% de todos os estabelecimentos no país ", disse o vice-secretário de Frutas, Pablo De Azevedo.

Estas empresas, localizadas principalmente no Vale Superior e no Vale Médio, dedicam-se principalmente à produção de pêras e maçãs orgânicas para exportação. Os principais compradores são os Estados Unidos e a União Européia. Somente em 2017, 24.247.534 quilos de peras e 19.450.626 quilos de maçãs foram exportados. Embora 98% deles se dediquem à produção de frutas, eles também começaram a ver esses empreendimentos em castanhas, oliveiras e vinhos.

"Para certificar um produto como orgânico deve cumprir determinados padrões exigidos por um protocolo. HABITE dá ao produtor a possibilidade de ter um produto diferenciado, ganhar novos mercados, as vendas de segurança e um valor mais alto, porque não é global alta demanda deste tipo de produtos que não utilizam agroquímicos em sua produção ", explicou De Azevedo.

Em 2017, em Río Negro, 28 novos estabelecimentos foram certificados. Isso representa um aumento de 13%. Para alcançar esta designação, os produtores devem iniciar um processo de três anos acompanhada por certificadores que controlam o sistema de produção está isento de pesticidas e fertilizantes químicos sintéticos, promovendo a sustentabilidade dos sistemas e cuidado dos recursos naturais.

Alimentos orgânicos em números

A Argentina possui atualmente 3,2 milhões de hectares certificados, ocupando o segundo lugar no ranking mundial, atrás da Austrália.

Durante 2017, foram exportadas 176 mil toneladas (máximo histórico), enquanto o mercado interno está em pleno crescimento. Os números indicam claramente que o orgânico representa atualmente uma alternativa rentável.

"Queremos desenvolver o mercado interno para a produção orgânica, uma vez que atualmente quase todo o produto é exportado, apenas 1,2 vai para o mercado interno, razão pela qual esta semana a Comissão Consultiva sobre Produção Biológica, da qual a província de O Rio Negro é um participante, organizou atividades para a Semana de Alimentos Orgânicos, que busca promover o consumo de alimentos orgânicos ", concluiu o funcionário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca.

http://www.agritotal.com/nota/37480-rio-negro-es-la-provincia-que-mas-crecio-en-produccion-organica/

argentina

 

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube