Tomates Gera repelente contra mosquitos


Um composto químico extraído de tomates demonstrou ser eficaz a repelir mosquitos, podendo vir a substituir o composto Deet utilizado em alguns repelentes e causador de reacções alérgicas.

Na Universidade Estadual da Carolina do Norte, cientistas descobriram que um composto químico, denominado IBI-246, que é extraído de tomates, apresenta características de repelente de mosquitos, tendo obtido resultados interessantes nos testes realizados.

Os cientistas liderados pelo entomólogo Michael Roe, utilizaram o composto em testes com os mosquitos da malária, onde foram verificadas as suas características de repelente. Além destes mosquitos, o IBI-246 também demonstrou ser eficaz contra as carraças, insectos que também são vectores de doenças.

Os envolvidos nas pesquisas esperam que o IBI-246 venha a substituir o composto Deet (N,N-dietilmetatoluamida), que é utilizado na maioria dos repelentes comercializados e que é conhecido por causar reacções alérgicas em alguns casos.

Outro ponto a favor do IBI-246 é que este composto já é utilizado há algum tempo pela indústria dos cosméticos, pelo que as suas características de toxicidade já devem ter sido bem testadas, segundo os cientistas.

A Universidade Estadual da Carolina do Norte já patenteou o composto como repelente, e uma empresa de biotecnologia já o está a utilizar para o desenvolvimento de novos produtos.

fonte: Site da Universidade Estadual da Carolina do Norte


Leia Mais:



SIGA NOS

-->