Mônaco oferece diversos restaurantes orgânicos

Mônaco, principado que existe de 1297, passou a contar com restaurantes orgânicos dentre as opções gastronômicas do país. Apesar de recente, diversos estabelecimentos já incorporaram em seus cardápios menus com alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. Dessa forma, o país, que tem apenas dois quilômetros quadrados, oferece experiências marcantes no quesito culinária.

Opção da culinária orgânica, o restaurante Elsa, por exemplo, foi o primeiro estabelecimento a se tornar 100% orgânico. O local recebeu uma estrela do Guia Michelin e fica dentro do hotel Monte-Carlo Beach. Uma parceria com 15 produtores locais foi fechada, o que resultou em refeições saudáveis, coloridas e que respeitam os ciclos da natureza.

O menu é composto por azeites de oliva, pães de farinha orgânica preparados no local duas vezes ao dia, além de carne branca, aves e cordeiro de fazendas orgânicas. Peixes, vegetais frescos e frutas sazonais também podem compor o menu. Até mesmo os vinhos que harmonizam com os pratos da casa são orgânicos.

O restaurante Eqvita oferece um cardápio quase todo vegano. O estabelecimento tem uma filosofia ligada à energia das pessoas, dos alimentos e da natureza. A proposta é fortalecer essa força interior, no momento da refeição, utilizando produtos locais, frescos e feitos em casa. O tenista Novak Djokovic é um dos sócios do local e aposta na ideia.

Ainda dentro do conceito vegano, há outras opções como Organic Detox Bar, especializado em sucos funcionais que ajudam o corpo a purificar o organismo. O L’Inattendu e oEat Juice oferecem raw food (culinária com alimentos crus). Para quem gosta de cerveja, a Brasserie de Mônaco é um local que produz as bebidas com ingredientes orgânicos e pode ser uma opção para happy hour.

Algumas curiosidades também são atrativos à parte para visitar Mônaco. O país é um dos menores do mundo, perdendo apenas para o Vaticano. Foi cenário dos filmes de James Bond, o mais recente foi o 007 – Cassino Royale. O local também recebe corridas de Fórmula 1. Nas pistas do principado, o brasileiro Ayrton Senna ficou em primeiro em seis corridas.

Fonte:Diário do GRande ABC em 13/12/2017


Leia Mais:


Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço gratuito de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais.