Resíduos de supermercado são transformados em compostos orgânicos para produção de hortaliças

Da Assessoria

Começou a funcionar em Mato Grosso a cadeia completa de um projeto socioambiental pioneiro no Estado, mas que pode ser a solução para os resíduos orgânicos de redes supermercadistas, além de gerar renda para a comunidade envolvida. O "Conexão Cheiro Verde" transforma resíduos oriundos dos restaurantes, refeitórios e da seção de Frutas, Verduras e Legumes das lojas Modelo Hiper Santa Rosa e Pantanal Shopping em composto orgânico utilizado para cultivo de cebolinha que volta à loja para ser comercializada.

O supermercado fica responsável pelo fornecimento dos resíduos, bombonas e transporte até o Espaço Vitória, local onde acontece a produção do composto e o cultivo da hortaliça. A grande diferença do composto está na sua produção, feita a partir da mineralização de outros orgânicos, ou seja, sem nenhum tipo de componente agroquímico. Atualmente os resíduos entregues pelo Modelo são suficientes para produção de 10 toneladas do produto, também conhecido como terra vegetal, utilizados para a produção das hortaliças e também para ser comercializado a granel em embalagens de 5 kg vendidas a R$ 5 reais.

Inicialmente a produção de hortaliça é de 300 maços de cebolinha por dia, o suficiente para atender a demanda da unidade Modelo CPA I, mas a intenção é envolver as 11 lojas da rede da Grande Cuiabá e assim aumentar a produção. Toda renda do projeto é destinada ao Espaço Vitória que beneficia diretamente 12 famílias, com uma renda média de R$ 250 reais por mês. Na avaliação do coordenador do Espaço Vitória, Erlon Marcelino Bispo, o "Conexão Cheiro Verde" além de ampliar o projeto e possibilitar que mais pessoas sejam beneficiadas na comunidade, também dá mais respaldo ao "Espaço", e abre portas para outras parcerias.

Localizado numa região periférica de Cuiabá, o Espaço Vitória é apoiado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), e suas ações são focadas no envolvimento comunitário e inclusão socioambiental que tem como objetivo promover geração de renda e aumentar as possibilidades de trabalho por meio de capacitação. O Espaço Vitória apóia duas cooperativas, oferece aulas de alfabetização para adultos, cursos de informática, oficinas de dança, teatro e mostras de cinema gratuitas para a comunidade do Jardim Vitória.

Fonte:

24/08/2009 - 11:42


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+