Brasil ocupa o 5º lugar na produção de orgânicos no mundo

Adital - O Brasil ocupa o 5º lugar no mundo no cultivo de alimentos orgânicos, sendo que 70% dos produtores de orgânicos do país são agricultores familiares. O mercado internacional está de olho na produção brasileira e isso motivou a realização de um encontro Latino Americano, a Conferencia BioFach América Latina que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 8 e 10 de setembro e onde será lançado um catálogo com dados e produtos dos 27 produtores presentes no evento. 

Essa publicação foi pensada especialmente para a Biofach no intuito de mapear as organizações de produtores de orgânicos certificados no Brasil onde, além de informações sobre os produtos em português, espanhol e inglês, traz o contato das associações de agricultores, fotos e ilustrações. O catálogo, direcionado aos participantes da Biofach, será distribuído posteriormente em outros eventos, feiras e mostras de agricultura orgânica no Brasil e no mundo. A intenção é divulgar as organizações e cooperativas, bem como seus produtos, e, também, colaborar para a inserção desse segmento nos mercados e canais de distribuição.


Durante este encontro os agricultores familiares brasileiros, das cinco regiões do país, irão fazer uma mostra das produções cultivadas de forma ecológica e sustentável e devidamente certificados: trigo, soja, milho, açúcar e café orgânicos; frutas tropicais desidratadas; polpas, sucos e geléias; cachaça; óleos naturais; cacau; guaraná e produtos da floresta. Estarão presentes no evento: organizações governamentais e não-governamentais, assim como especialistas, pesquisadores, produtores e organizações da América Latina e Europa.



Além de promover negócios, o objetivo do evento é ser uma plataforma de discussão para o setor na América Latina e apoiar esse mercado em desenvolvimento. A BioFach irá discutir novos canais de distribuição, (feiras livres, entrega em domicílio, lojas de conveniência), dimensão social da agricultura orgânica, orgânicos no setor de serviços alimentícios, programas de apoio. O encontro é promovido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Um outro evento que discutirá a Agricultura Familiar é o VI Encontro da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, que acontecerá em Aracajú, Sergipe, de 20 e 22 de outubro. Direcionado a pesquisadores, técnicos, professores, estudantes, empresários e produtores rurais, o evento lançará foco sobre a discussão iniciada com o lançamento do Programa Fome Zero, no que diz respeito ao papel da agricultura familiar no combate à fome e à miséria, além da sua multifuncionalidade face à crescente integração entre os espaços rurais e urbanos.

Mais informações sobre o evento: (79) 226 1326/1344/1316 ou www.sbsp.org.br

fonte: Agencia adital em 09.06.04 por Micheline Matos *


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+