Cajamarca vai dobrar a produção de quinoa orgânica para exportação

Produto é comercializado em redes de supermercados nos Estados Unidos e na Europa

quinoaA região de Cajamarca planeja aumentar a produção de quinoa orgânica para exportação para 400 toneladas, através da expansão do projeto Cultivos Andinos, informou a Diretoria Regional da Agricultura.

O Cultivo Andinos, que também planeja produzir tarwi (lupino) e fava, será ampliado em mais oito meses para aumentar a produção de quinoa em resposta à demanda do mercado internacional.

A quinoa ajamarquina tem certificação de qualidade internacional, o que faz dela um produto de expeortação,

O diretor regional de Agricultura de Cajamarca, Herman Bueno Cabrera, disse à Agência Andina de Noticias que a iniciativa beneficia mais de 400 produtores nas províncias de Cajabamba, Celendín, San Miguel, São Marcos, San Pablo e Cajamarca.

Ele argumentou que este ano os produtores associados das cooperativas Coandinos e Quengococha conseguiram comercializar mais de 200 toneladas de quinoa orgânica para a empresa OLAM que, após processar, selecionar e embalar o produto, distribui-o em redes de supermercados dos Estados Unidos e Europa.

Articulação com o mercado

O Governo Regional de Cajamarca investiu 10,7 milhões de soles para melhorar a produção de quinoa, tarwi e feijão; através da formação , aconselhamento e articulação com o mercado dos produtores beneficiários.

"No momento, a quinoa está sendo produzida porque o mercado pede quinoa", disse ele.

A Direcção Regional da Agricultura participa como facilitadora na negociação entre os produtores e a empresa de recolha.

"O projeto inclui a articulação comercial e procuramos a empresa compradora para que ela adquira o produto e o consiga, a um preço fixo de 5,50 soles por quilo", afirmou.

Bueno disse que os representantes da OLAM estavam em Cajamarca para ver a produção de quinoa no campo.

"Esse tipo de experiência é freqüente no setor privado; Os compradores destacaram o trabalho do governo regional com os produtores, depois de indicarem que precisam comprar mais ", afirmou.

Vantagens

A vantagem da quinoa orgânica de Cajamarca, comparada com a de outras regiões, é que é de um grão maior. A produção chega a 1.200 quilos por hectare, enquanto em outras áreas chega a 600 quilos.

Além disso, a Cajamarquina quinoa possui certificação internacional de qualidade, o que faz dela um produto de exportação.

Bueno lembrou que a quinoa é altamente nutritiva, pois um produto orgânico não tem contaminantes, é 100% seguro, segundo o teste realizado pela empresa compradora.

"O agricultor entendeu que cultivar um produto de qualidade lhes permite melhorar sua renda e há uma expectativa de continuar crescendo", disse ele.

Fonte:Agência Peruana de Notícias em 13-11-2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:


SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram