Em Macapá, projeto ensina como construir horta orgânica em casa; orientações são gratuitas

'Horta Vitrine' acontece na Semdec, no bairro Trem, em Macapá.


horta Um projeto desenvolvido em Macapá está incentivando a produção de alimentos orgânicos pela população. "Horta Vitrine" está aberto à comunidade em geral, que pode visitar o espaço e descobrir que montar uma plantação sem agrotóxicos não é tão díficil quanto parece. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), localizada no bairro Trem, Zona Central da capital.

Quem cuida do espaço é o técnico agrícola Cícero Oliveira. Ele diz que a paciência é o segredo para o desenvolvimento de uma plantação orgânica robusta e de qualidade. O especialista ainda ressalta a importância para saúde de quem se propõe a plantar as hortaliças.

"Com uma horta orgânica em casa, a pessoa consumirá hortaliças de melhor qualidade, sem agrotóxico e muito mais saudáveis", explicou.

A "Horta Vitrine" já está produzindo couve, cebolinha, carirú e tomate-cereja. Mas o objetivo é ampliar as variedades. Por isso, mudas de coentro, alface e rúcula estão sendo preparadas para o cultivo, segundo Cícero Oliveira.

Quem tiver interesse em conhecer a "Horta Vitrine" e aprender dicas de como fazer o plantio orgânico em casa, pode visitar a Semdec, na Rua Manoel Eudóxio, número 2438. Os atendimentos são feitos de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

Plantio orgânico nas escolas

Um projeto de incentivo à plantação ôrganica também vem acontecendo nas escolas municipais da capital. É o "Plantando Legal" que leva a cultura das hortas para dentro do ambiente escolar, com a criação de plantios ôrganicos.

Em junho de 2018, a escola Municipal José Leoves, no bairro Resnascer, recebeu o projeto. Crianças do 2º período realizaram o plantio das mudas. A diretora da escola, Keyla Moraes, falou sobre a importância do projeto para a educação e inclusão dos estudantes.

"Agora eles estão muito felizes em estar plantando as hortaliças que irão consumir. Essa experiência é muito importante para as nossas crianças, principalmente para os alunos do ensino especial, pois a horta nos auxilia com o trabalho de inclusão social”, falou a gestora.

Fonte:G1 AP em 12-11-2018 por Victor Vidigal

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube