Alimentos orgânicos estão em alta

Na programação de terça-feira da 2º Semana do Pequeno Produtor, a engenheira agrônoma Maria Claudia Aroeira fez uma palestra sobre agricultura orgânica. Além de produtora, ela é diretora do Sítio do Moinho, a maior empresa de orgânicos do país, que fornece produtos para 30 supermercados de quatro redes - Zona Sul, Extra, Pão de Açúcar e Carrefour - , 35 restaurantes e cerca de 150 clientes domiciliares semanais.

Na palestra, ela falou sobre os conceitos fundamentais para se praticar a agricultura orgânica, tais como rotatividade de cultura, biodiversidade, cobertura morta, entre outros, além de mostrar para os pequenos agricultores o que diferencia a agricultura orgânica da convencional. "Fazer agricultura orgânica não é voltar ao passado, mas viver o presente e projetar o futuro com o olhar voltado para o passado".

Maria Claudia também produz orgânicos numa propriedade de 20 hectares na serra fluminense. Ela conta que o Sítio do Moinho começou em 1990 fazendo exclusivamente entrega domiciliar. Claudia revela que nas vendas desse tipo é possível obter uma lucratividade de 50%, enquanto a comercialização com restaurantes rende 30% de lucro e a para supermercados 20%, embora represente o maior volume de vendas.

O evento continua até sexta-feira (22), quando termina a segunda bateria de cursos. Neste dia, haverá também a Clínica Tecnológica e a Feira de Tecnologia de Alimentos. O encerramento está previsto para as 16 horas.

fonte: Folha do Estado 25/10/2004


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+