Embrapa apresenta controle biológico de pragas na Inovatec 2009

Visitantes da Inovatec 2009 (5ª Feira de Inovação Tecnológica) poderão conhecer o processo de controle biológico de pragas desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante a feira, entre os dias 6 e 9 deste mês em Belo Horizonte, será apresentada, no estande da Embrapa, a tecnologia do bioinseticida produzido a partir de baculovírus. Existente na natureza e com ação específica em insetos, o baculovírus controla com eficácia a lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca as lavouras de milho.

A Embrapa Milho e Sorgo trabalha com esse tipo de vírus há mais de 20 anos e já possui o bionseticida em pó capaz de ser oferecido em escala comercial e que pode ser utilizado por qualquer agricultor. O produto apresenta alta eficiência para o controle da lagarta-do-cartucho, agindo especificamente contra a praga e preservando outros insetos na lavoura. O bioinseticida contamina a lagarta por via oral, quando ela ingere as folhas da planta, provocando sua morte até oito dias após a ingestão. "É um dos métodos mais seguros tanto para o homem quanto para a natureza, já que reduz drasticamente o uso de inseticidas químicos", afirma o pesquisador Fernando Hercos Valicente, coordenador do projeto na Embrapa Milho e Sorgo.

Inovatec - A 5ª Feira de Inovação Tecnológica busca promover a interação, troca de experiência e transferência de tecnologias entre pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, inventores, órgãos públicos e empresas. A finalidade é gerar o avanço tecnológico e produtivo nos vários segmentos da economia brasileira. Além dos estandes de expositores, o evento terá cursos, palestras e oficinas.

O evento ocorre de 06 a 09 de outubro, de 14 às 21 horas, no Expominas Belo Horizonte. | www.inovatec2009.simi.org.br.

Fonte: Embrapa - 06/10/2009 - 13:12

 


Leia Mais:



SIGA NOS

-->