Fazenda no interior de SP investe na produção de frutas e ovos orgânicos


Uma propriedade que investe na produção de frutas e ovos orgânicos em larga escala. É a Fazenda da Toca, que o Globo Rural mostrou neste domingo (04). Ela fica em Itirapina, no interior de São Paulo, e tem como dono o ex-piloto Pedro Paulo Diniz.

Os orgânicos vieram para o ex-piloto como filosofia. “Comecei a praticar yoga, a me alimentar de forma diferente, com alimentos mais puros. Quando veio o projeto, do que fazer na Fazenda da Toca, ai que fez todo o sentido fazer algo diferente. Um modelo de fazenda sustentável, que regenere vida”, explica.

A fazenda começou a adotar o cultivo orgânico em 2009. O primeiro pomar foi o de manga. A fazenda produz também banana, limão, goiaba e tem um grande plantio de laranja mais antigo. O laranjal já existia há 12 anos, quando a fazenda passou a ser orgânica.

A Fazenda da Toca tem 2.300 hectares e 32% são de vegetação preservada. A mata nativa está dividida em várias áreas e para uni-las serão feitos corredores ecológicos. A fazenda só cria um tipo de animal: as galinhas poedeiras. São sete aviários de onde elas saem todas as manhãs rumo ao pasto. A alimentação é composta de milho e soja orgânico. Em caso de doença, o tratamento é feito com homeopatia misturada à água.

São 80 mil aves, 63 mil na fase produtiva, gerando em média 57 mil ovos ao dia. Ovos sujos ou trincados são descartados. Os que estão dentro do padrão seguem para um galpão, onde passam por nova seleção e embalagem.

Os ovos são o principal produto da fazenda. Todas as frutas são transformadas em polpas por empresas terceirizadas. Este ano, a propriedade começou a dar lucro. Antes era só investimento.
A fazenda também investe na educação. Com um número grande de funcionários, foi preciso criar uma creche dentro da fazenda para atender os filhos dos colaboradores. Com o passar dos anos, a creche virou uma escola, que vai até o primeiro ano do ensino fundamental. Os professores fazem também a alfabetização ecológica.

Fonte:Edição do dia 04/06/2017


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+