Melhoramento do Campo Nativo

 

O Programa de Melhoramento do Campo Nativo é uma alternativa técnica e economicamente viável, além de ambientalmente sustentável, para aumentarmos as áreas de pastagens de qualidade nas propriedades e proporcionar as seguintes vantagens:

Preservar a fauna e flora nativas da região; Preservar a estrutura física do solo; Utilizar quantidades menores de fertilizantes e corretivos; Diminuir a mecanização; Evitar o empobrecimento e a erosão do solo; Aumentar os índices de produção da pecuária, historicamente baixos; Ter pastagens de qualidade durante dez meses por ano; Obter resultados melhores do que nos plantios de pastagens convencionais; Eliminar mais de 25% dos custos de produção.

OBJETIVOS

Suprir as necessidades alimentares dos rebanhos bovino e ovino, através do Melhoramento do Campo Nativo Preservar os ecossistemas, potencializando assim a exploração do turismo rural; Produzir novilhos precoces; Produzir carne de qualidade; Aumentar a produção de terneiros e cordeiros.

METAS
Transformação da Microrregião dos Campos de Cima da Serra, num modelo de desenvolvimento sustentável, fundamentado no respeito ao homem e a natureza. Alcançar índices de até 400 kg/ha/ano de carne bovina de qualidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Programa Regional de Melhoramento do Campo Nativo é uma parceria entre a EMATER/ASCAR, Prefeituras Municipais (Secretarias Municipais da Agricultura) com o apoio dos CITEs 52, 78 e 103, Sindicatos Rurais, Associações Rurais, Associações de Produtores, UFRGS, Câmaras de Vereadores, FAMURS, COREDEs, SEBRAE, SENAR, FARSUL,FEDERACITE, agentes financeiros e casas agropecuárias, e compõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Microrregião Homogênea, composta pelos municípios de São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus e São José dos Ausentes.

Esperamos que, com este Programa, a pecuária regional possa aumentar seus índices de produtividade, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável e melhoria das condições de vida dos agropecuaristas.

Lançamento do Programa Regional de Melhoramento do Campo Nativo
07 de julho de 2000

Programa

10:00 horas - Apresentação do Programa à Imprensa

11:00 horas - Abertura Oficial
Júlio Cesar Pannebecker - Prefeito municipal de Bom Jesus - RS

11:30 horas - Caracterização da Microregião Homogênea dos Campos de Cima da Serra
Luiz Clóvis da Costa Corá - Secretário de Agricultura do município de Bom Jesus

11:45 horas - Lançamento do Programa Regional de Melhoramento do Campo Nativo
Eng. Agr. Luiz Gonzaga Pereira Messias - Coordenador Técnico do
Programa - Emater São Fco de Paula

12:15 horas - Pronunciamento de Autoridades

13:00 horas - Almoço

Data: 07 de julho de 2000
Local : Centro de Tradições Gaúchas Presilha do Rio Grande
Bom Jesus RS

 

 

Prefeitura Muincipal de Bom Jesus : [email protected]

Promoção:
São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus, São José dos Ausentes - RS, EMATER/ASCAR. Elaboração: EngºAgrº Luiz Gonzaga P.Messias

Extensionista Rural EMATER-RS - E-mail: [email protected]

Divulgado por Homero De Boni Jr. email: [email protected]

 


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+