Pesquisador:Goiás pode ser o paraíso do biodiesel

Goiás tem as condições ideais para se tornar o 'paraíso do biodiesel'. A opinião é do criador do produto, o engenheiro químico Expedito José de Sá Parente.

De acordo com ele, há hoje unanimidade de que do biodiesel é viável economicamente. O produto, considerado uma alternativa para reduzir os custos com combustíveis e a poluição, já utilizado em vários países do mundo, só agora começa a ser incentivado pelo governo brasileiro.

Segundo especialistas em combustíveis, o Brasil tem potencial para produzir 60% da demanda mundial por biodiesel, a partir de óleos vegetais solúveis no diesel comum.

Em entrevista à televisão Anhanguera, o engenheiro Expedito de Sá, explicou que apesar dos 25 anos de descoberta do novo combustível, ainda vai demorar um pouco para o consumidor comum se beneficiar dele.

Goiás já criou o programa estadual do biodisel, que vai incentivar o plantio de oleaginosas em áreas devastadas para recuperação do solo, além do aproveitamento de rejeitos graxos da indústria e do comércio para serem adicionados ao diesel.

fonte: Jornal O Popular, Goiana em 03/05/2005

Página Anterior   Associe-se  
Rodapé