Produtores de Pão de Açúcar recebem doação de equipamentos e assinam contrato com a prefeitura

 

Produtores do município de Pão de Açúcar, que participam da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), foram beneficiados na última semana. Eles receberam do Instituto Cooperforte a doação de equipamentos para a Central de Beneficiamento de Hortaliças, inaugurada no município em novembro do ano passado, e presenciaram a assinatura do contrato que garante a venda desses produtos para prefeitura, que serão destinados à merenda escolar.

A central foi criada para garantir o beneficiamento mínimo do que é feito nas unidades do PAIS instaladas no município. Sanitização das hortaliças, armazenagem e embalagem são algumas das atividades realizadas, distribuídas em espaços de coleta, lavagem, câmara de refrigeração, locais próprios para a venda das hortaliças, entre outros.

Mas, até então, a Central não possuía todos os equipamentos adequados para o funcionamento. Graças à parceria entre o Instituto Cooperforte, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e o Sebrae Alagoas, além da câmara de refrigeração, doada no período da inauguração da central, os produtores receberam uma centrífuga, para lavagem e secagem das hortaliças; uma máquina para embalar os alimentos com filme (plástico), protegendo-os no transporte e comercialização; uma moto para ser usada em visitas às produções do PAIS da região; o piso específico para ser utilizado na câmara de refrigeração; além de um ar condicionado para a central.

De acordo com Vânia Britto, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Alagoas, a parceria vem com o propósito de aumentar a qualidade de vida desses produtores a partir de melhores condições de produção. “Com esses equipamentos doados e devidamente instalados, a produção será facilitada e otimizada, fazendo com que eles acreditem na possibilidade da expansão do seu negócio”, declarou.

Já para o representante do Instituto Cooperforte de Brasília, Alberto Wanderley, é muito gratificante poder ver a produção em Pão de Açúcar com tanta qualidade, sabendo que a instituição deu apoio e fez parte desse processo. “A doação vem para ajudar, para dar apoio, mas são eles, principalmente, que irão ter a oportunidade de crescer, de valorizar o seu trabalho e sua profissão de produtor”, destacou.

Assim, com todos os equipamentos que garantem o total funcionamento da central, foi assinado um contrato pelo prefeito do município, Jasson Silva, e pelo presidente da Associação dos Produtores em Agroecologia do Município de Pão de Açúcar (APA), Antônio Martins, que garante a disponibilização de $82 mil reais para a comercialização dos produtos, feita por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O contrato tem duração de seis meses, podendo ser renovado.

“Não se pode só produzir, é necessário manter a qualidade do produto, e, agora, eles têm condições de realizar todo o processo de limpeza até a comercialização. A partir daqui, a associação tem que pensar em crescer, para, quem sabe, eles serem distribuidores de produtos agroecológicos para grandes supermercados”, disse o prefeito Jasson Silva.

Segundo Carolina Ávila, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Alagoas e gestora do PAIS, a doação de equipamentos e a assinatura do contrato são um avanço muito grande para os produtores, que agora contam com a aparelhagem correta para aumentar a quantidade e a qualidade da produção.

“O produto está melhorando e eles estão produzindo muito mais, além de estarem diversificando a produção. A ideia é que eles agreguem cada vez mais valor aos seus produtos para fortalecer a associação e a central, que tem tudo para beneficiá-los cada vez mais”, afirma Carolina.

PAIS

A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é uma tecnologia social desenvolvida através de uma parceria entre o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, que foi inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente.

O município de Pão de Açúcar conta com 26 unidades instaladas, que usam técnicas simples, já conhecidas por muitas comunidades rurais, e respeitam o modelo que busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; diversificar a produção; utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos; alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades; e produzir em harmonia com os recursos naturais.

Cada produtor que tem uma unidade PAIS instalada na sua propriedade recebe um kit contendo equipamentos para irrigação, telas, arames, mudas de hortaliças, dez galinhas e um galo, além das orientações técnicas necessárias para o manejo da tecnologia. A instalação funciona com um galinheiro no centro, uma horta ao redor e um quintal agroecológico, tudo movido por um sistema de irrigação por gotejamento, que economiza água, preserva o solo, o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

Fonte: Site http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/06/11/produtores-de-pao-de-acucar-recebem-doacao-de-equipamentos-e-assinam-contrato-com-a-prefeitura em 11/06/2012 17:33


Leia Mais:



SIGA NOS

-->