logomarca

Alguns produtores de ovos orgânicos possuem dezenas de milhares de galinhas poedeiras

ilpf

"Efeito de casa de centro"

É orgânico se uma fazenda mantém 6.000, 15.000 ou 30.000 galinhas poedeiras? A indústria diz sim. Com pequenas fazendas de frango, a demanda por ovos orgânicos seria por muito tempo inatingível.

De acordo com a indústria federal de alimentos orgânicos (BÖLW), cerca de cada décimo ovo é atualmente um bio-ovo. E orgânico oferece aos animais melhores condições de vida. Crucial não é o tamanho de uma fazenda, mas que fazendas orgânicas oferecem às galinhas 50% mais espaço no celeiro e na escoada do que a convencional, disse o CEO da BÖLW, Peter Röhrig. É claro que as galinhas só comprariam alimentos orgânicos e o uso de medicamentos é limitado.

O Regulamento Orgânico da UE permite um máximo de 3000 galinhas poedeiras por estábulo. De acordo com Röhrig, se uma fazenda tem vários estábulos, é bom se a corrida está correta e é assegurado que as galinhas não só peguem e peguem na entrada do estábulo, mas usem toda a área. Para isso, eles precisam de abrigos para proteção contra as aves de rapina.

O director-geral da Fördergemeinschaft Ökologischer Landbau de Berlim-Brandemburgo, Michael Wimmer, considera sensato o procedimento em Meclemburgo-Pomerânia Ocidental. Desde 2015, apenas fazendas com um máximo de duas vezes 3000 galinhas por prédio estável foram promovidas lá. Em tais baias, chega-se à tomada, não ao "efeito de centro da cidade", com apenas uma estreita faixa de saída na frente do prédio.

Melhor do que na convencional faixa livre como a próxima categoria melhor, vá para as galinhas orgânicas sempre, Wimmer tem certeza. "Se o bem-estar das galinhas poedeiras é particularmente próximo do coração (...), na loja orgânica ou supermercado orgânico é o endereço certo." Seriam oferecidos apenas ovos, que correspondem ao ideal do camponês ou da associação. Um ovo de uma operação Demeter custa cerca de 50 centavos - não é viável no varejo convencional.

Assim, já existem várias categorias na Bio e nenhuma regulamentação padronizada além do padrão mínimo europeu. Na fazenda Demeter, a Hufe 8, em Selow, no distrito de Rostock, vive 6600 galinhas em quatro estábulos móveis, considerados de acordo com a Röhrig como a moradia mais inovadora e apropriada para as espécies. Mesmo as galinhas são criadas e não são mortas como pintos de um dia, como acontece na produção convencional e orgânica predominantemente.

No mesmo distrito, um dos maiores produtores de ovos orgânicos na República Federal da Alemanha tem a sua sede com o grupo de produtores Fürstenhof, incluindo 23 empresas, relata a diretora Annalina Behrens. Doze deles possuem cerca de 300.000 galinhas poedeiras, dois têm pais biológicos para os descendentes e duas fazendas criam galinhas e torneiras juntas.

Outras fazendas são responsáveis ??pela agricultura e pela produção de forragem. Para fechar o ciclo, falta apenas um incubatório, planejado para o primeiro semestre do ano. A vantagem da fusão: "Os agricultores podem se concentrar em sua competência central no celeiro", diz Behrens. Você não precisa se preocupar com aplicativos, contabilidade ou vendas. O horário de trabalho dos funcionários é melhor para regular.

As fazendas, que estão espalhadas amplamente entre Volkenshagen, perto de Rostock e Feldberg, na fronteira com Brandemburgo, fornecem entre 15 mil e 33 mil animais. Isso está acima da média nacional de 13.500 galinhas por fazenda orgânica registrada pela organização Foodwatch 2015. Um máximo de 18.000 animais vivem sob o mesmo teto. Não deve ser mais, caso contrário, seria difícil com o bico, diz Behrens. Mesmo em Fürstenhof, a criação de galinhas de 17 semanas é co-financiada por um prêmio de 4 centavos em um "ovo de galinha".

Apesar de todos os regulamentos melhores, os ovos orgânicos não são apenas de galinhas saudáveis ??e felizes. A criação de animais não é um critério para qualquer tipo de habitação, critica o porta-voz da Foodwatch, Dario Sarmadi. Você nunca pode ter certeza de que os ovos que você compra vêm de animais saudáveis. "Não é necessariamente melhor para animais em fazendas orgânicas", diz ele. Com mais exercício sozinho, não foi suficiente. Além dos parasitas, as galinhas frequentemente quebram os ossos, tanto cálcio entra nas cascas dos ovos.

De acordo com Behrens chamado monitoramentos de frango ser feitas nas fazendas Fürstenhof recentemente. A cada trimestre, cada animal estava sendo investigado pela crista no bico e penas para desabafar, os meios poedeiras, e pés. A sugestão tinha vindo do comprador Alnatura que queria apenas ovos de galinhas que são "telegenic".

Fonte:PNP.de em 05-02-2018 <https://www.pnp.de/nachrichten/wirtschaft/2825251_Manche-Bio-Eierproduzenten-halten-Zehntausende-Legehennen.html

Leia Mais: