Orgânicos são pouco usados no Nordeste

Região concentra apenas 8,7% de toda a produção nacional

Mesmo sendo responsáveis por uma movimentação anual de R$ 450 milhões em todo o País, os produtos orgânicos ainda são desconhecidos da maioria dos agricultores e consumidores nordestinos. A região, apesar de algumas experiências de sucesso, concentra apenas 8,7% da produção nacional. Na tentativa de esclarecer a opinião pública sobre o que são e como funcionam as áreas de cultivo livres do uso de agrotóxicos, a Comissão da Produção Orgânica de Pernambuco promove, até sexta-feira, uma série de ações educativas dentro da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos.

A programação, organizada para esclarecer as dúvidas de produtores e consumidores, contará com a participação de entidades como a Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Associação Brasileira dos Supermercados, Associação Brasileira de Biodinâmica (ABD-NE) e centros de comercialização como o Shopping Guararapes e as lojas do Grupo Pão de Açúcar,

De acordo com o superintendente substituto do Ministério da Agricultura em Pernambuco, Marcelo José de Oliveira Didier, as ações a serem desenvolvidas ao longo da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos também vão demonstrar à população as vantagens nutricionais, sociais e ambientais inseridas nos modernos conceito da produção agropecuária livre de defensivos químicos, Segundo ele, o maior objetivo da campanha é esclarecer as dúvidas do consumidor urbano, sobre o que de fato é um produto certificado e quais as vantagens frente aos obtidos pelos sistemas tradicional.

Na sede do IPA, além da montagem de uma exposição com frutas, legumes, plantas medicinais e produtos artesanais orgânicos, serão realizadas várias palestras.

Nas lojas do Grupo Pão de Açúcar vai ser realizada uma campanha sob o tema É Tempo de Orgânicos. Um das primeiras redes de supermercado a criar áreas específicas para os produtos orgânicos, o Pão de Açúcar espera um incremento nas vendas de orgânicos de 300% sobre o registrado em dias normais. A diretora de Gestão de Categorias e Marketing de Rede, Maria do Carmo Pousada, explicou que a ação deve aproximar o consumidor dos orgânicos, conquistando novos adeptos para a alimentação livre de agrotóxicos. No Shopping Guararapes serão distribuídos folhetos e organizada um exposição.

A rede francesa de supermercados Carrefour também já descobriu as vantagens e a rentabilidade da agricultura orgânica. A empresa tem investido alto no cultivo de uvas orgânicas no Vale do São Francisco. A meta é triplicar a produção até 2006, passando de 5 mil toneladas/ano para 15 mil toneladas ano.

Fonte: 11/09/2005

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se