Tecnologia dos mineirais orgânicos para a pecuária de leite

“Uma grande parcela do rebanho leiteiro no Brasil é explorado em regime de pastagens. Nesta situação(,) os animais, de alta exigência nutricional decorrente do desafio a que são submetidos, necessitam de uma suplementação mineral especial”, afirma Gil Antunes Horta, Coordenador Nacional de Pecuária de Leite da Tortuga, maior empresa de nutrição animal do País.

Para atender esses produtores, a Tortuga investe forte na pesquisa e elaboração de suplementos minerais, com o objetivo de elevar a produtividade das vacas leiteiras pelo menor custo possível. “A Tortuga desenvolveu fórmulas ideais para atender à nova realidade da pecuária leiteira, que busca atingir a máxima produtividade com conseqüente diluição dos custos, além de se preocupar com a qualidade do leite produzido”, afirma Horta.

Na linha de produtos para animais em produção, por exemplo, dois suplementos estão disponíveis aos produtores: Bovipasto e Núcleo Bovipasto. “O Bovipasto é um suplemento mineral completo (para os animais mantidos em regime de pastagem). Já vem pronto para uso e deve ser fornecido puro nos cochos saleiros, deixando-o à disposição para livre consumo. Aliás, os próprios animais regulam o consumo de acordo com suas necessidades”, explica Horta.

Já o Núcleo Bovipasto é um concentrado para ser misturado com sal comum. É indicado para regiões onde os produtores tenham facilidade de conseguir sal comum a baixo custo, possibilitando reduzir o custo da mineralização e manter a excelente qualidade na produção de leite (a pasto). “Nesse caso, o produto deve ser diluído na relação de 2 sacos de Núcleo com 1 saco de sal comum. A mistura deve ser feita dentro das recomendações estabelecidas pela Tortuga, caso contrário, a empresa não garante os resultados”, ressalta o coordenador da empresa.

“Pensando na qualidade do produto final que vai à mesa do consumidor, a Tortuga desenvolveu um programa de visa a melhoria da produtividade e da qualidade do leite. Para que isso ocorra, portanto, desenvolvemos modernas opções de suplementação alimentar, que atende todas categorias de animais e suas necessidades. Com isso, ajudamos a manter rebanhos altamente produtivos e garantindo a lucratividade dos produtores”, conclui Horta.

Fonte: Assessoria de Comunicações em 16/09/2005

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se