Seagro apoia projeto de cultivo de cafeicultura orgânica

A Secretaria da Agricultura está apoiando o projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig e Embrapa Café que visa à implantação da cafeicultura orgânica e agroecológica para agricultores familiares de Alto Paraíso. O projeto trabalha o resgate do café que é plantado em quintais de propriedades e tradicionalmente consumido pelas famílias de agricultores da região há muito tempo.

As mudas estão sendo produzidas pelos próprios agricultores, sob a orientação dos pesquisadores, em viveiros instalados em áreas de escolas rurais de três comunidades da região - Sertão, Fraternidade e Vereda. Além disso, a escola de Sertão incluiu no conteúdo teórico da disciplina de ciências as práticas realizadas durante a execução do projeto, incentivando o interesse dos alunos pela cafeicultura orgânica e agroecológica.

Segundo Paulo Lima, pesquisador da Epamig, 20 famílias participam efetivamente do projeto, cuidando do viveiro, e muitos cultivam as novas plantas desde o início deste ano. O pesquisador conta que há interesse também por parte de quilombolas do município de Cavalcante em cultivar esse café e, inclusive, empresas já procuraram os pesquisadores da Epamig e demonstraram interesse em cultivar o café de Alto Paraíso.

Os novos plantios, de acordo com Paulo Lima, estão sendo cultivados nos mesmos moldes tradicionais da região - os pés são plantados em meio aos pomares dos quintais. Ele avalia que, devido à qualidade da bebida, esse café deverá ser comercializado já processado (pelo menos torrado), para agregar valor ao produto, e deverá ser comercializado para nichos de mercado que pagam pela qualidade da bebida.
Mais informações: (62) 3201-8905

Fonte: Agencia de Noticias de Goias em 20/08/2010

Mais notícias   Associe-se