A Produção Orgânica Torna-se Prioritária ao Setor Agrário Ucraniano


Legumes e frutas ainda são pouco mais de dois por cento no setor de agricultura orgânica Ucraniana. Na mesa redonda internacional que aconteceu na semana passada, a ênfase ambiental no desenvolvimento da agricultura doméstica foi confirmada.

Hoje, a produção orgânica já cria novos empregos em várias indústrias relacionadas ao agronegócio.

Devido à produção de produtos alimentares orgânicos, na Ucrânia desenvolver e produzir as bases necessárias tecnológicos: sementes orgânicas, as normas de produção orgânica aprovados produtos de protecção de plantas, produtos biológicos para combater pragas e doenças das plantas e dos animais, alimentos para animais e aditivos para a alimentação animal.

Um papel importante aqui é desempenhado pela ciência agrária ucraniana. As atividades de marketing e consultoria também estão se expandindo.

Na opinião da vice-ministra da política agrária Olena Kovaleva, a Ucrânia já se tornou parte integrante do mercado global de produtos orgânicos, satisfazendo a demanda de muitos países.

A produção de produtos orgânicos ucranianos é ativamente diversificada. Juntamente com o cultivo de grãos orgânicos (e nosso país está entre os dez primeiros países na área de terra orgânica certificada sob grãos), a agricultura e o processamento orgânicos e a produção de produtos lácteos e de carne também estão em desenvolvimento.

Um projeto de lei "orgânico" revisado com associações, especialistas, o público e com o apoio de vários projetos internacionais, uma vez adotado, permitirá identificar claramente as posições que ainda estão fora do marco regulatório.

Em particular, referem-se a sistemas de monitoramento e registro, bem como a possibilidade de fornecer apoio estatal aos produtores de produtos orgânicos.

Lembre-se que, em abril, o Parlamento aprovou em primeira leitura o projecto de lei "Sobre os Princípios e Requisitos Básicos para Produção Orgânica, Circulação e identificação de Produtos Orgânicos". De acordo com as normas internacionais da FiBL e IFOAM .

Estatísticas e Tendências, um ano atrás, na Ucrânia havia 294 fazendas que receberam o status de" orgânico "e a área total de cultivo de terras agrícolas são realizadas em conformidade com os princípios da produção orgânica totalizaram 381,2 mil hectares (0,9 por cento do total área de terra de terras agrícolas na Ucrânia), dos quais 91,6 mil estavam em transição. Além disso, na Ucrânia, 550 mil hectares de vida silvestre foram certificados.

Quase metade das terras agrícolas da Ucrânia, certificadas como orgânicas, estão envolvidas no cultivo de cereais (45,4%). Mais de 18% dessas terras eram oleaginosas e outras 5,3% - leguminosas. Legumes e frutas representaram 1,6 e 0,7 por cento, respectivamente.

Fonte:Umoloda.kiev.ua em 13.06.2018 com tradução de Cristiano Cardoso Gomes.

Leia Mais:

SIGA NOS