Fazendas de pecuária orgânica dão um impulso às aves selvagens

passaroFazendas de pecuária orgânica na Finlândia oferecem um benefício único e surpreendente para as aves silvestres, sugere um novo estudo. A agricultura é um dos principais impulsionadores da perda de biodiversidade na Europa, mas o estudo PLOS One está entre os primeiros a mostrar que certos subsídios agrícolas incentivando a agricultura orgânica parecem estar tendo um efeito positivo - enquanto outros podem não ter os benefícios pretendidos.

É pertinente que essas descobertas tenham sido feitas na Europa, onde a agricultura é um tipo de uso da terra dominante, deslocando quantidades incontáveis ​​de animais selvagens todos os anos. Para enfrentar essa perda, nos últimos anos a União Européia implementou um dispendioso sistema de subsídios agrícolas, destinado a incentivar os agricultores a reduzir a intensidade da agricultura e proteger a biodiversidade. Estes incluem medidas como a incorporação de cerca viva em terras agrícolas e praticando os princípios da agricultura orgânica.

Mas tem sido difícil medir os verdadeiros benefícios desses esforços individuais em toda a região e, assim, descobrir se eles estão tendo seus efeitos pretendidos. Assim, os pesquisadores decidiram explorar essa questão olhando para a Finlândia - onde 90% das terras agrícolas se enquadram em um programa de subsídios ou pratica a agricultura orgânica - e para analisar seu impacto em uma forma de vida selvagem: as aves.

Os pesquisadores basearam seu estudo em seis anos de dados sobre a prevalência de 46 espécies de aves em toda a paisagem finlandesa. Isto revelou que as explorações pecuárias orgânicas suportam mais pássaros migratórios de longa distância e espécies insectívoras - como andorinhas e estorninhos - em comparação com outros tipos de terra. De fato, de todas as medidas agrícolas incentivadas pela biodiversidade subsidiadas pela UE, a pecuária orgânica foi a única que se correlacionou significativamente com o maior número de aves silvestres.

Mesmo comparado às fazendas de lavouras orgânicas, o efeito das fazendas pecuárias orgânicas na abundância de aves era duplamente alto.

Não está completamente claro por que esse é o caso - e os pesquisadores apontam que o link é correlativo, não causativo. Mas eles acreditam que isso tem a ver com os benefícios de aumentar os insetos e proteger os habitats que a pecuária pode trazer para a paisagem, se bem administrada.

Pecuária exige pastagens, e se isso se duplica como pastagens semi-naturais e prado, pode fornecer locais de nidificação para as aves. (Este tipo de habitat também está entre os mais ameaçados na Finlândia, apontam os pesquisadores - para que as aves possam procurá-lo ativamente.) Além disso, as medidas de subsídio da UE determinam que as fazendas de pecuária orgânica restrinjam o uso de antibióticos. poderia apoiar um ambiente mais saudável, onde mais insetos prosperam e fornecer alimento suficiente para as aves.

A presença geral de animais e seu esterco provavelmente também impulsionam as populações de insetos dos quais as aves dependem: “Tal manejo agrícola fornece às aves vários recursos críticos”, escrevem os pesquisadores .

Eles foram capazes de mostrar o efeito descomunal de fazendas de criação de gado orgânico em aves selvagens, combinando dados de aves coletados por cientistas cidadãos em toda a paisagem agrícola da Finlândia, com informações sobre o tipo de uso da terra em cada local. Então, eles observaram como a presença de várias medidas baseadas em subsídios - como amortecedores naturais e métodos de agricultura orgânica - estava correlacionada com as espécies presentes, sua abundância, habitat, dieta e status migratório.

Mais pesquisas seriam necessárias para identificar precisamente o que está aumentando a abundância de aves em fazendas de criação de gado. Mas os pesquisadores sugerem que a criação sustentável de animais pode ser uma ferramenta pouco apreciada para restaurar ecossistemas ameaçados e apoiar espécies vulneráveis ​​na UE.

Esse tipo de descoberta é especialmente importante, considerando os bilhões gastos em subsídios agrícolas na UE: "O financiamento deve ser alocado para medidas que beneficiam mais a biodiversidade", concluem os pesquisadores . E no curto prazo, eles sugerem que, pelo menos na Finlândia, não faria mal para os consumidores de carne comprar orgânicos: afinal, é para os pássaros.

Fonte: Portal Anthropocenemagazine por  | May 24, 2019, com informações de Santangeli et. al. “Organic animal farms increase farmland bird abundance in the Boreal region.” PLoS ONE . 2019.Tradução e Revisado por CRistiano Cardoso Gomes.


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram