Com a agricultura orgânica, 2000 toneladas de pesticidas seriam reduzidas

Pesquisadores oferecem grandes oportunidades para a agricultura livre de pesticidas. Isso exigiria o cultivo de variedades mais antigas de frutas e vegetais

organicoOs promotores das iniciativas "Água potável e alimentação saudável" e "Para uma Suíça sem pesticidas sintéticos" sonham com uma agricultura sem estes produtos.

Mas o território suíço ainda está longe do objetivo. No entanto, um novo estudo do Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica (FiBL) de Frick (AG) mostra que se todos mudarem para agricultura completamente orgânica, os herbicidas não serão mais usados em pastagens - o equivalente a 1300 toneladas por ano -, bem como 480 toneladas (ou 98,5%) de pesticidas na agricultura e 150 (20%) em culturas especiais seriam salvas. A porcentagem no último setor é particularmente reduzida porque doenças e pragas já são amplamente controladas com produtos naturais.

No geral, essa etapa representaria uma economia de quase 2000 toneladas de pesticidas.

"A prática e a pesquisa biológica mostram que os herbicidas podem ser facilmente substituídos por máquinas de última geração, colheitas mistas e coberturas de solo", diz o release do FiBL divulgado ontem. Além disso, na luta contra patógenos, os pesquisadores também vêem grande potencial no uso de insetos e vírus, bem como em extratos de plantas e materiais naturais, particularmente em minerais argilosos e em extratos de leite.

"Para preparar o caminho para um futuro livre de pesticidas, a agricultura suíça deve dar muito mais importância às variedades antigas de frutas e vegetais", diz Monika Messmer, da FiBL. "Maçãs gala, por exemplo, são muito sensíveis a patógenos e devem dar lugar a variedades mais robustas", acrescenta.

Tudo isso, em qualquer caso, "requer um período de conversão muito longo - diz Urs Niggli, diretor do FiBL - Um período em que os agricultores se reorientam e investem". O apoio da Confederação seria, portanto, necessário.

Para Markus Ritter, presidente da Swiss Farmers 'Union, tais cenários são inimagináveis: "A adoção de ambas as iniciativas resultaria em um declínio acentuado dos agricultores, um aumento maciço nas importações e um aumento nos preços ao consumidor em 20%". 40% ".

Fonte: Tio (ch) em 03-07-2019 <https://www.tio.ch/svizzera/attualita/1378454/con-un-agricoltura-biologica-si-risparmierebbero-2000-tonnellate-di-pesticidi>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube