Agricultura orgânica igualmente eficaz na luta contra as pragas das culturas

A conclusão é que a agricultura orgânica é tão eficaz quanto a convencional em termos de controle de pragas e, portanto, a luta contra as pragas e doenças , culminando em um grupo de especialistas franceses. Livre de pesticidas e outras formas de insumos, a agricultura biológica favorece a biodiversidade, uma vez que combate naturalmente as pragas das plantas e não prejudica o rendimento das colheitas.

Considerando-se cerca de 177 publicações científicas, a fim de medir o impacto das práticas de agricultura biológica, agrônomos grupo do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agronômica (INRA) concluíram que este tipo de cultura facilita a auto-regulação entre plantas, pragas e outros animais espécie. Mais especificamente, as culturas biológicas promover processos biológicos e químicos, tais como substâncias voláteis, de pragas de insectos, microorganismos patogénicos tais como fungos microscópicos, bactérias ou vírus, assim como ervas daninhas.

Agricultura Corteva

"Nós descobrimos que a auto-regulação natural sobre o funcionamento da praga é mais importante na agricultura biológica do que na convencional, e isso se aplica a todos os tipos de pragas", observou Adrien Rusch, um pesquisador da Universidade de Bordeaux.

Os resultados desta pesquisa podem ser caracterizados como revolucionários, pois criam condições férteis para reduzir o uso de pesticidas químicos. Recorde-se que, em abril, o Parlamento Europeu deu luz verde à nova legislação da UE sobre produtos biológicos destinada a reforçar o setor e a proporcionar segurança jurídica aos produtores europeus.

Produtos hortícolas em modo de produção biológico. Será este o foco da próxima visita de campo a explorações agrícolas organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), no âmbito de um estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar da região.

Fonte:Ypaithros.gr por Nikos Garallakos em 13.09.2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram