Produtores brasileiros de orgânicos visitam Alemanha para conhecer principal feira do setor

Fazenda, cooperativa e supermercados de orgânicos fazem parte do roteiro da viagem técnica

No próximo dia 10 de fevereiro, sábado, um grupo de produtores rurais de orgânicos e técnicos do Sebrae do Distrito Federal embarca para uma viagem técnica à Alemanha, com destino à feira Biofach, em Nuremberg. O País é o principal mercado orgânico da Europa e o segundo do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo estudo da Instituição Internacional de Agricultura Orgânica.

“Os aprendizados adquiridos em uma feira como esta são fundamentais para os profissionais do setor. Fizemos o planejamento da viagem para garantir o melhor aproveitamento da feira e conciliamos com atividades técnicas”, explica Fabio Torquato, diretor da AgroTravel, empresa especializada em viagens técnicas para o agronegócio e responsável pelo roteiro.

A Biofach é a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo, onde são apresentadas as últimas tendências internacionais e as perspectivas do setor. O evento, que acontecerá entre 14 e 17 de fevereiro, oferece a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Nuremberg é uma cidade que vive um cenário de amplo consumo de orgânicos, onde a população dá muito valor a esse tipo de alimento.

No Brasil, a produção orgânica vem crescendo mais de 20% ao ano, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Apesar desse crescimento, a produção não está suprindo a demanda, principalmente porque 70% da produção é exportada para a Europa, de acordo com levantamento do Sebrae Nacional.

A AgroTravel organizou o roteiro de acordo com os interesses do grupo de produtores rurais e técnicos do Sebrae, que são parceiros da empresa nesta viagem. “Como a demanda pela produção orgânica só cresce, quem não tiver acesso às novidades do setor enfrentará dificuldades em produzir com eficiência. Essa viagem foi pensada exclusivamente para que todos tenham amplo conhecimento sobre esse setor”, diz Torquato.

O presidente do Sindiorgânico (Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal), Gilsergio dos Santos Silva, um dos participantes da viagem, conta que o objetivo é ampliar a visão dos produtores sobre o mercado e dar possibilidades de comercialização, compra de equipamentos, conhecer representantes de todo o mundo e ter contato com todas as novidades do setor. “O que percebemos com essas viagens é que não só a Alemanha, mas diversos países de clima frio na Europa estão precisando de produtos, como hortaliças e leguminosas, que nós podemos fornecer”, avalia Silva.

Além das feiras, o cronograma da viagem inclui visitas técnicas a uma fazenda produtora, que trabalha com venda direta ao consumidor final localizada no distrito de Hanôver; a cooperativa Franken-Gemüse, que comercializa produtos de pequenos agricultores, em Nuremberg; e a dois supermercados especializados em orgânicos (EBL Naturkost e Denn's Biomarkt).

Sobre a AgroTravel

A AgroTravel é uma empresa especializada em viagens técnicas para o agronegócio. Criada em 2013, tem como diferencial a realização de estudos de mercado e prospecção internacional na elaboração dos roteiros, montados de acordo com os interesses de cada grupo. A empresa atua em consultoria pré-viagem, auxiliando nos procedimentos burocráticos e dicas sobre a cultura local; acompanhamento da viagem, com técnicos presentes em todas as atividades para traduzir o idioma, auxiliar e garantir que tudo saia conforme planejado; e no atendimento pós-viagem, orientando sobre como utilizar os conhecimentos adquiridos para o desenvolvimento de negócios.

Fonte:Segs em 08 Fevereiro 2018


Leia Mais: