Múrcia é a região espanhola com a maior área orgânica da UE


Em proporção ao tamanho da terra


A região espanhola de Múrcia tem a maior área orgânica da União Européia em proporção ao tamanho da terra, com 22,2% da área total. Possui mais de 80.000 hectares dedicados à agricultura orgânica, que se tornou um dos seus principais motores econômicos e produtivos.

Depois de realizar uma reunião com o Conselho de Agricultura Orgânica da Região de Múrcia (CAERM), o Conselheiro de Água, Agricultura, Pecuária e Pesca, Miguel Ángel del Amor, visitou uma plantação de pêssegos e nectarinas ultra-precoces em San Pedro del Pinatar. O terreno é administrado pela Camposeven, uma empresa dedicada à agricultura orgânica e pioneira na agricultura biodinâmica da região.

Essa técnica biodinâmica baseia-se na inter-relação entre solos, plantas e animais e busca equilíbrio no ecossistema. Recorre a uma série de preparações biodinâmicas para fertilização; Ele usa vários compostos orgânicos que vêm de flores, plantas ou casca de árvore. Além disso, as datas de semeadura são determinadas pelas fases lunares.

Atualmente há uma forte demanda por produtores de Murcian no mercado orgânico, gerando uma maior consciência social sobre o consumo de alimentos saudáveis, segundo fontes do Conselho de Água, Agricultura, Pecuária e Pesca.

Os produtos orgânicos mais comuns na região são os castanhas, com 30 mil hectares, os cereais, com 14,5 mil hectares, e os vinhedos, com cerca de 12,2 mil hectares.

"Somente em Campo de Cartagena, existem cerca de 3.000 hectares de cultivos orgânicos, incluindo hortifrutigranjeiros, frutas cítricas e amendoeiras", disse o vereador. Ele também disse que "uma grande parte desses produtos orgânicos é destinada à exportação, especialmente para a Alemanha, França, Reino Unido e Suíça".

Del Amor salientou que "graças a este tipo de culturas, uma agricultura de qualidade, sustentável e saudável é incentivada, o que é bom para o meio ambiente".

O CAERM é a autoridade pública que aplica o sistema de controle da Agricultura Orgânica na Região de Múrcia.

Fonte: Agrodiario.com em 07-03-2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube