A agricultura biológica está crescendo em nosso país (Moldávia)

Os agricultores da Moldávia estão retornando aos fertilizantes usados ​​no passado.

A agricultura biológica, método de produção mais utilizado na União Europeia, também está crescendo em nosso país.

moldaviaAcontece depois que mais e mais agrônomos escolhem não comprar produtos químicos, mas usar o que eles têm através de seus próprios jardins, por exemplo, resíduos de palha ou de podas.

Eles foram encorajados a praticar a agricultura biológica e um grupo de empresários do norte, membros de uma cooperativa, que receberam com o apoio da Agência de Desenvolvimento da República Tcheca uma moderna máquina de compostagem.

A máquina custa cerca de 30.000 euros e é a única do género no país.

"Esta máquina pode funcionar por um longo tempo, pode ser usada seis, até sete dias por semana. Posso usar quatro, cinco agricultores, todos os dias, com alta capacidade de trabalho, o que reduz muito os custos ", disse Henk de Lange, diretor da empresa de consultoria agrícola.

O equipamento será utilizado, segundo um cronograma, pelos sete membros da cooperativa de Rayons Şoldăneşti, Floresti, Falesti e Ştefan Vodă.

"Acho que vamos ficar muito mais baratos com esse tipo de dispositivo, vamos fazer a compactação no local, nos campos onde temos produção orgânica", disse o agricultor Stefan Voda, Gheorghe Gutu.

Ao mesmo tempo, o equipamento poderia ser usado por outros agricultores. Um dos potenciais beneficiários é Andrei Ursu, que administra 140 hectares de cereais e ervilhas.

"Haverá menos trabalho, mas poderemos vender nossa produção a um preço mais alto", disse o agricultor Andrei Ursu.

A doação foi feita pela Agência de Desenvolvimento da República Tcheca através de um projeto.

"Nós cultivamos os grãos em grande parte, temos cerca de 55 agricultores que cultivam cerca de sete mil hectares para cereais", disse o diretor do país, Silvia Bicenco.

Existem atualmente 92 agentes econômicos certificados na República da Moldávia praticando agricultura orgânica em uma área total de cerca de 24 mil hectares.

Por Ceban Vladislava em 17 de junho 2019


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram