Mel de assentamento vira negócio de sucesso no RN

 

Um pequeno negócio que começou no Projeto de Assentamento Boa Fé, na zona rural de Mossoró, está dando verdadeiros favos de lucro. O apicultor Giomar Neves Lopes é quem contabiliza o sucesso do Mel Boa Fé, projeto que começo com uma produção artesanal e que atualmente está consolidado no mercado potiguar. Para atender a crescente demanda do produto, o empresário teve que absorver parte da produção de outros apicultores que vivem da atividade apícola no assentamento.

Um capítulo da sua história de sucesso Giomar Neves conta na exposição e comercialização do mel e seus derivados como a própolis, o pólen, a geléia real e o próprio mel em favos, que estão sendo vendidos por ele próprio no Mercado Empreendedor, espaço criado pelo Sebrae-RN na Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes. O apicultor agregou valor ao seu produto com a diversificação, introduzindo a parte de cosméticos à base de mel e própolis.

Giomar Neves é um vencedor reconhecido pelo Prêmio Sebrae Gestão da Qualidade, em 2007, o que elevou o status da sua microempresa G L Lopes ME. Estimulado pelo reconhecimento à qualidade da gestão, Giomar decidiu instalar seu primeiro ponto de venda no KM 23 da BR 304, que liga Mossoró a Fortaleza. “O prêmio nos deu maior credibilidade e trouxe grande estímulo para que investíssemos no negócio. O Sebrae é o nosso grande parceiro neste crescimento”, comemora Giomar, que divide as atividades apícolas com a mulher e dois filhos.

Semanalmente Giomar Neves participa da Feira de Produtos Agroecológicos de Mossoró, aonde comercializa também as trufas de chocolate recheadas com mel de abelha, feitas por sua mulher. O apicultor explica que embora não tenha a certificação de produto orgânico, faz o manejo do apiário com práticas agroecológicas, o que confere ao produto um notável diferencial em termos de qualidade. Anualmente produz seis mil quilos de mel, produção que já é insuficiente para atender ao mercado consumidor e que pretende ampliar no próximo ano.


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+