Mel Ucraniano é comprado Mais Barato por Falta de Organização

O preço do mel ucraniano é um dos mais baixos do mundo, apesar do terceiro lugar entre os exportadores mundiais.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), este ano, o preço é de apenas US $ 1,98 por quilo.

"O motivo é que 99% de todo mel doméstico é exportado em tubos: sem embalagem, sem marca, na verdade sem o menor valor agregado.

O preço médio desse mel no mercado europeu em 2017 não ultrapassou US $ 2 por quilo ", disse Anna BURKA, consultora nacional da FAR.

Segundo ela, o fato de que cerca de 90 por cento do mel ucraniano para exportação é mel de girassol desvaloriza o valor do produto. E sem variedade de meis, é difícil esperar por um preço maior.

"Essa abordagem não nos permite usar tendências de consumo modernas que prevalecem nos mercados da Europa e podem trazer receitas adicionais para os exportadores", observa o especialista.

De faco, os consumidores europeus estão agora à procura de produtos inovadores com sabores novos e interessantes - por exemplo, especiarias, ervas aromáticas, mel picante e pimenta, vários tipos de mel de creme. Produtos orgânicos também são um favorito absoluto do mercado, juntamente com variedades especifica de mel.

A saída para lojas especializadas e redes de varejo com produtos embalados, segundo o especialista, traria aos nossos apicultores uma margem muito maior.

Afinal, os preços europeus do mel floral - cerca de 5,3 euros / kg, para o mel creme - 6,6 euros / kg. O mel orgânico custa muito mais: flor - 13,3 euros / kg e florada de acácia - até 14,1 euros / kg.

"Só em cooperação, os esforços conjuntos podem atingir um nível que irá aumentar o sortimento, ajustar a embalagem e comercialização eficaz de produtos", - convenceu Anna Burka.

Fonte:Umoloda.kiev em 29.08.2018 por Oksana SOVA

Leia Mais: