? Parceria incentiva produção de mel orgânico em Guaratuba

Parceria incentiva produção de mel orgânico em Guaratuba


apiculturaA comunidade do Potreiro, distante cerca de 80 km da sede de Guaratuba, foi escolhida para o início do projeto de incentivo à produção de mel.

No dia 18, técnicos do Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e da Secretaria Municipal da Pesca e da Agricultura reuniram agricultores da região para um curso de capacitação. A apicultura pode ser uma alternativa de renda para as famílias que subsistem da agricultura e não precisa ser a atividade principal destes pequenos produtores.

Em setembro, a Prefeitura equipou o Caminhão do Mel adquirido em 2016 e com ele pretende fazer a coleta do produto diretamente nas propriedades. Para isto, quer reunir o máximo de pessoas interessadas na apicultura e qualificá-las.

As próximas etapas serão o envase e a certificação do mel como produto orgânico, já que cerca de 90% do território de Guaratuba fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental.

Os extensionistas do Emater destacam o grande potencial de produtividade no Município por causa da grande cobertura florestal nativa e o cultivo de espécies frutíferas.

No dia 20, Emater e Secretaria Municipal reuniram, na Câmara de Vereadores, cerca de 30 pessoas interessadas para reativação de uma associação de apicultores locais.

Nos próximos dias, o grupo volta e a se reunir para definir o trajeto e o calendário da coleta feita pelo caminhão o local do envase. De acordo com o diretor de Agricultura da secretaria, Paulo Pinna, a intenção é incentivar a produção em diversas localidades da extensa área rural e também na área urbana de Guaratuba.

O trabalho em parceria com a Prefeitura foi destaque no site do Emater, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Correio do Litoral em 26-10-2017


Leia Mais:



SIGA NOS