700 hectares de manga orgânica e bananas certificadas em Piura, Peru

A região peruana de Piura deu um passo gigantesco em direção à sua sustentabilidade obtendo a certificação Global GAP para mais de 700 hectares de produção de manga e banana.

O objetivo de ter essa certificação é garantir a qualidade dos produtos, preservando o meio ambiente e agregando valor às lavouras dos agricultores da região.

O Governo Regional de Piura, juntamente com a Direcção de Competitividade Agrária, DRAP, está a promover a exportação de produtos biológicos através dos Programas Orçamentos Nº 121 e 041, relacionados com o acesso ao mercado e a melhoria da segurança agroalimentar, respectivamente.

Luigi Ruiz, Diretor de Competência Agrária da DRAP, declarou que 703,94 hectares foram certificados: 286,44 correspondem a bananas orgânicas e 417,5 hectares a manga orgânica. 50% do custo da certificação orgânica foi co-financiado.

O produtor Valentin Herrera Mejia, presidente da Cooperativa Agrícola de Pequenos Produtores de Banana Orgânica San Antonio de Pádua - CAPEBOSAN, disse que isso permitiria à cooperativa exportar aproximadamente 544.320 caixas de bananas orgânicas. Ele acrescentou que a Diretoria de Competitividade Agrícola deu a eles treinamento e assistência técnica na gestão da cultura (Manejo Integrado de Pragas: tripes de mancha vermelha).

É importante ressaltar que os programas orçamentários são executados no âmbito do Acordo de Apoio Orçamental assinado com o Ministério da Economia e Finanças, e que é dirigido em Piura por Marvin Alvarez Arechaga da Sub-Gestão Regional de Promoção de Investimentos - Gestão Regional Desenvolvimento Econômico.

Fonte: infomercado.pe em 31/05/2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube