Biodiesel será usado na malha

O biodiesel é a nova aposta das concessionárias da malha ferroviária brasileira para a redução dos custos operacionais e o cumprimento das netas acordadas com o Governo federal dentro do Programa Nacional do Uso de biocombustíveis. Com um consumo anual de diesel estimado em 920 milhões de litros, o que representa um gasto de R$ 12 bilhões, apenas com a matriz energética, o setor está investido na reversão dos motores das locomotivas e em tecnologias capazes de garantir o melhor desempenho com o maior volume de mistura.

A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) inicia no segundo semestre os estudos sobre a viabilidade do uso do biodiesel nos trens que trafegam na malha nordestina, operada pela empresa. Segundo o gerente geral de Engenharia da CFN, Alan Jones, primeiro serão feitos estudos internos para avaliar o desempenho dos motores com o combustível. Em uma segunda etapa, os técnicos da Universidade Federal do Ceará vão avaliar o desempenho nos trilhos.

A primeira concessionária do sistema a anunciara operacionalização dos trens com combustível ecológico é a Companhia Vale do Rio Doce, operadora da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão, e da Ferrovia Vitória/Minas. O diretor de Operações de Logística da Empresa, Eduardo Bartolomeo, afirmou que os primeiros trens movidos a biodiesel devem entrar em operação de forma experimental ainda este ano.

Para Bartolomeo, a adoção do biodiesel de soja ou mamona em substituição à parte do combustível fóssil vai proporcionar redução dos custos e ganho de competitividade. A Vale vem trabalhando com a possibilidade de usar a mistura de biodiesel ao diesel na proporção de 20%, cerca de dez vezes mais do que prevê o programa do Governo.

O diretor Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, Rodrigo Vilaça, disse que a utilização do biodiesel será aplicada a todas as companhias ferroviárias que atuam no Brasil, ajudando a equalização dos custos e até barateando do frete.

fonte: Diário de Pernambuco em 19/06/2005

Página Anterior   Associe-se  
Rodapé