Sorocaba terá mais uma opção de feira de orgânicos em outubro

 

O sorocabano terá mais uma opção para comprar produtos sem agrotóxicos e diretamente do produtor em uma feira que será lançada no próximo mês de outubro para ser realizada todos os sábados, em local que está sendo definido. Desde maio uma equipe de 23 produtores rurais de 12 diferentes propriedades agrícolas de Sorocaba, Piedade, Ibiúna e Iperó está sendo preparada pelo Projeto Campo ao Consumidor, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Um dos produtores rurais que participam do projeto, Matheus Ferreira, explicou que o curso é dividido em módulos. Entre vários conhecimentos que já obteve, destacou as instruções oferecidas ontem em que cada produtor faz o seu próprio estande para a exposição dos alimentos na feira. Os estandes são feitos de bambu e cada um dos 12 produtores fabrica os estandes padronizados. Ferreira também afirmou que em um dos módulos recebeu instruções da Vigilância Sanitária sobre técnicas saudáveis de manipulação, lavagem, exposição e de embalagem dos produtos. Cita que a feira trará uma variedade superior a 50 produtos em hortaliças, frutas e temperos naturais. E ainda destaca a possibilidade de parte dos produtos orgânicos terem valores competitivos com os produtos com agrotóxicos vendidos no comércio em geral, já que na feira virão direito do campo para o consumidor, sem passar por intermediários.

Um dos instrutores do Senar, Celso Grecco Camargo, explicou que cada estande de bambu onde os produtos serão expostos tem cobertura, dois metros de cumprimento, dois metros de altura, 85 centímetros de profundidade e suportam até 150 kgs de produtos. O presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, Luiz Marcello, ressaltou que além dos estandes padronizados os produtores usarão uniformes, e em cada um dos estandes haverá o nome da propriedade rural onde foi plantado e o nome dos atendentes.

Definição

O secretário municipal do meio ambiente, Clebson Ribeiro, afirma que serão tomados cuidados para que a feira do projeto Campo ao Consumidor não se transforme em concorrente da feira de orgânicos que já é realizada no Parque Chico Mendes, promovida pelo Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba (Garfos). Explicou que a nova feira também deverá ser promovida dentro de algum parque, mas que não esteja perto do Chico Mendes, já que ambas ocorrerão no mesmo dia da semana e horário.

fonte:Cruzeiro do Sul em 04-08-2016


Leia Mais:



SIGA NOS

-->