Agricultor canadense quer ser o maior produtor de produtos agrícolas orgânicos na América do Norte

Por que um agricultor de Saskatchewan decidiu se tornar um revolucionário da agricultura orgânica?

organicoTravis Heide construiu sua fazenda no leste de Saskatchewan do zero há quatro anos. Ele começou com 7.000 acres e, em 2014, cultivou 40.000 acres, mudando cada vez mais para os princípios da agricultura orgânica.

Se, num futuro próximo, ele conseguir tornar a produção agrícola 100% orgânica, sua fazenda se tornará a maior fazenda orgânica do Canadá, possivelmente na América do Norte.

“Este ano cultivamos 50/50 cultivos, tradicional e organicamente”, diz Heide. "No próximo ano, 75%, basicamente, do que crescemos, será orgânico, e em outro ano atingiremos 100% de produção orgânica."

Heide cresceu em uma fazenda convencional, mas acredita que a produção orgânica é mais lucrativa do ponto de vista econômico. Primeiro, a demanda por produtos orgânicos está em constante crescimento e, em segundo lugar, a redução do custo de fertilizantes químicos pode melhorar significativamente a lucratividade. Ele comparou seus custos de colheita de linho e os custos de cultivo de linho de outros agricultores que aderiram à tecnologia agrícola tradicional. Seus custos eram duas ou três vezes mais altos, com Heide e seus colegas tradicionalistas vendendo a colheita pelo mesmo preço. Então, por que gastar mais?

No Canadá, o mercado de produtos orgânicos certificados é estimado em US $ 5,4 bilhões e as exportações orgânicas são superiores a US$ 500 milhões por ano.

A experiência de Travis refuta a crença popular de que é impossível obter lucro no cultivo orgânico de grandes áreas.

Heide cresce com sucesso o trigo orgânico da primavera, ervilhas, lentilhas, grão de bico, linho e alfafa. Se outros agricultores seguirem seu exemplo, isso pode mudar fundamentalmente o equilíbrio de poder no agronegócio. Não sem razão, de acordo com Heide, grandes empresas desaprovam sua prática.

"Se um jovem agricultor pode começar do zero e construir a mesma fazenda e fazê-lo sozinho sem compras regulares de sementes, produtos químicos e fertilizantes, acho que representamos uma ameaça incrível à existência dessas empresas", disse Heide. - “Estas são empresas que escravizaram os agricultores por meio de dívidas e empréstimos que permanecerão fora do trabalho. Se minha experiência for útil para outros agricultores e dar esperança para a agricultura independente, ficarei muito feliz! ”

Fonte:Agoxxi em 15-09-2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube