Área de agricultura biológica aumentou quase 30% em dois anos
Actualizado em 30 de Junho, às 10:45
Lusa
1 comentário

Foto: Teresa Gonçalves
Etiquetas
agricultura biológica, Direcção Regional de Agricultura
Ferramentas
Partilhar

Share on email Share on print More Sharing Services
2
+a a -a
Interessante
Achou este artigo interessante?
Cancelar o voto
1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

A Madeira já tem de 252 hectares de área dedicada à agricultura biológica e 109 produtores, indicadores que representam 4,6 por cento da superfície agrícola da Madeira, indicaram hoje dados da Direcção Regional de Agricultura.

A subida deste tipo de prática agrícola representa uma subida exponencial de 28,5 por cento, quando comparada com o ano de 2010.

Segundo o director regional, Bernardo Araújo, "pese embora o temporal de 2010 tenha obrigado à redução de alguns hectares em produção biológica, em 2012, esses números já foram recuperados porque a Madeira continua a possuir condições favoráveis para este tipo de agricultura", explicou.

A principal razão prende-se com as potencialidades locais, "pela diversidade da fauna e flora existentes e, acima de tudo, porque algumas das formas tradicionais de produção são muito próximas da agricultura biológica", apontou.

Nestes últimos dois anos, o número de produtores aumentou 32,9 por cento e de acordo com o responsável este crescimento é consequência "da promoção de acções de divulgação e cursos de formação, que estimularam a procura de informação complementar e especifica que é facilitada aos potenciais produtores por intermédio da elaboração de planos de conversão".

Em 2011 foram realizadas 51 acções de divulgação para cerca de 1.900 participantes e em 2012, até Junho, já se realizaram 30 acções e quatro cursos com 1.600 participantes.

Bernardo Araújo revela que nos últimos dois anos "os serviços elaboraram cerca de 100 planos de conversão para novas explorações que poderão representar mais 140 hectares destinados à agricultura biológica".

O director regional da Agricultura lembra que "os apoios à produção biológica são também específicos, de que é exemplo a majoração de 10 por cento nas taxas de ajuda a fundo perdido, no âmbito dos projectos de modernização das explorações, em que a base de apoio é de 50 por cento e os projectos bio beneficiam de 60 por cento".

Segundo este responsável, o Programa de Desenvolvimento Rural garante apoios à participação dos agricultores em regimes de qualidade dos alimentos, ressarcindo os produtores pelo investimento realizado na certificação da produção e na elaboração de rótulos.

A Madeira tem como objectivo atingir os 500 hectares em 2015.

 

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/332504-area-de-agricultura-biologica-aumentou-quase-30-em-dois-anos

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se