Óleo de jojoba pode ser alternativa ao diesel


Cientistas egípcios acreditam que o óleo de jojoba, comumente usado em cosméticos, poderia ser uma alternativa viável para o diesel.

Os pesquisadores, da Universidade Helwan, no Cairo, e da Universidade dos Emirados Árabes Unidos, em Al-Ain, testaram o material em motores. Segundo eles, a quantidade de energia gerada é semelhantes, com menos poluentes.

Segundo eles, o óleo também é quimicamente estável quando exposto a altas temperaturas e pressão, segundo a revista "New Scientist" (www.newscientist.com).

O cientista Mohamed Selim, que liderou o estudo, acredita no uso potencial da jojoba porque seu óleo contém menos carbono que o diesel, então as emissões de monóxido de carbono, dióxido de carbono e fuligem são reduzidas. Além disso, o material não contém enxofre e, portanto, desgasta menos o motor. Os resultados do teste foram publicados no jornal "Renewable Energy".

Porém, ele acrescentou que produzir jojoba suficiente para cobrir a demanda pode ser um problema. "O uso da jojoba como combustível pede grandes quantidades da planta, as quais pedem um grande investimento", disse Selim.

De acordo com a revista, fazendeiros egípcios já estão plantando jojoba a fim de fornecer o possível mercado.

A jojoba é um arbusto típico de áreas desérticas, que pode alcançar até 4,5 metros e viver mais de 150 anos, produzindo sementes que rendem metade de seu volume em óleo.

fonte: Folha Online


Leia Mais:



SIGA NOS

-->