Empresa cultiva planta para biodiesel alternativo à gasolina

 

Jerusalém, 13 dez (EFE).- Uma empresa israelense chamada "Amantes da agricultura" cultiva em grandes extensões da África uma planta de cujas sementes será produzido um biodiesel que substituirá a gasolina em motores e veículos.

A informação foi confirmada hoje ao jornal Yediot Aharonot pelo diretor da organização Agritech, Daniel Meiri. A companhia conta com fundos locais e internacionais para isso, assinalou.

O cultivo da planta denominada "jetrofa" e outras, que abrangerá milhares de hectares, já foi iniciado num país africano não identificado, onde o clima e as condições do solo são ideais e a mão-de-obra é barata, ressaltou.

A planta será apresentada na Exposição Internacional Agritec-2006, em Tel Aviv. A companhia conta com experiência em projetos agrícolas de projeção mundial, informou.

Na exposição serão apresentadas sementes de diversas plantas das quais se pode extrair o biodiesel, que será mais barato que a gasolina comum. Os cultivos prosperam especialmente em alguns Estados do continente africano, disse, sem divulgar mais detalhes.

Segundo o jornal de Tel Aviv, a empresa israelense já assinou contratos de exportação de "dezenas de milhões de dólares" com "vários países da Europa e da América" para o próximo ano.

Um conselheiro econômico em assuntos agrícolas, Ronen Sender, declarou que se trata de um sistema para obter combustíveis alternativos e não convencionais.

Calcula-se que daqui a dez anos 10% dos veículos funcionarão com o biodiesel.

Fonte: Agencia EFE em 13/12/2005 - 08h31

 


Leia Mais:



SIGA NOS

-->