Marca brasileira confecciona peças de algodão 100% orgânico

Nascido em uma família de confeccionistas, o empresário paulistano Jorge Yammine, 51 anos, cresceu em meio a metros e metros de jeans. A YD, pequena fábrica que seu pai construiu em 1968, hoje conta com instalações de grandes proporções em Conchas, no interior de São Paulo, e exporta peças para as principais redes de varejo do Brasil, além de grifes premium do país, e para empresas dos Estados Unidos e da Europa.

A Eden, primeira marca 100% orgânica do país, surgiu a partir de uma encomenda vinda dos EUA, há cerca de sete anos. “Um de nossos clientes nos pediu uma grande quantidade de calças jeans com uma lavagem diferenciada. O problema foi que, na prática, o processo para obter a mancha solicitada exigia uma grande concentração de permanganato de potássio. A técnica era ainda mais agressiva do que a convencional para fazer jeans. Realizamos testes, mas nossos colaboradores se sentiam mal com a inalação. Era totalmente inviável”, conta Jorge Yammine.

Jeans ecologicamente correto

A YD optou por pagar uma multa milionária e romper o contrato. Inconformado, não com o prejuízo, mas com a falta de soluções para tornar a fabricação de jeans ecologicamente correta, o empresário começou a fazer pesquisas e criou a Eden, cujas peças são produzidas com algodão 100% orgânico.

Desde o plantio, até o produto final, todas as etapas são acompanhadas por profissionais qualificados para garantir os padrões determinados pelo Instituto Bio Dinâmico (IBD) e pela Natural Organic Association (Now), instituições reconhecidas nacional e internacionalmente nesse segmento.

O primeiro trabalho da Eden foi feito diretamente com pequenos produtores de algodão, que receberam instruções e subsídios para que a área de plantio ficasse livre de qualquer produto agrotóxico – hoje são mais de 200 famílias de trabalhadores rurais envolvidas no projeto, que têm a compra de suas colheitas garantida pela empresa.

As instalações em Conchas obedecem rigorosamente as leis ambientais – a fábrica possui, inclusive, estação de tratamento de água, plantação de anileira utilizada para tingimento, normas internas de reciclagem e consumo consciente.

Diferente de marcas que aderiram à onda green, inserindo em suas coleções algumas peças ecologicamente corretas, a Eden teve a preocupação de colocar no mercado toda a coleção masculina e feminina desenvolvida de acordo com padrões internacionais.

Segundo Yammine, a Eden lança duas coleções para o público feminino e masculino por ano, com 150 a 220 peças cada, em média. A de verão foi inspirada na cultura do Butão. “Para 2013, nossa meta é lançar uma coleção de roupas para bebês, além de acessórios como bolsas e sacolas. Outro plano que vamos colocar em prática é abrir um canal de e-commerce para vender nossas peças de maior sucesso, que são os jeans e as camisetas básicas”, revela o empresário.

Fonte:Jornal do Brasil em 07 de Novembro de 2012


Leia Mais:



SIGA NOS

-->