logomarca

Técnica japonesa é difundida para produtores orgânicos

ilpf

Produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste vão participar de uma oficina sobre uma técnica japonesa que tem forte capacidade de adubação, denominada bokashi. A oficina ocorre na próxima sexta-feira (16), na cidade de Arapiraca e o curso é destinado a horticultores que já trabalham com a produção orgânica ou estão em transição agroecológica.

O bokashi consiste na mistura de farelos obtidos do processo de trituração e tortas - produto extraído da prensa de sementes -, com matérias-primas encontradas na região onde ficam as propriedades dos agricultores. O modelo é puramente orgânico e possui qualidades semelhantes à adubação química, mas sem nenhum prejuízo aos produtos e aos consumidores.

Segundo o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant'Anna, o bokashi é mais barato quando comparado às técnicas tradicionais como a compostagem, tem um efeito melhor, o preparo funciona de forma mais rápida e o grau de pureza é mais garantido, já que muitas vezes o esterco usado pelos produtores em outras adubações não é de boa procedência, comprometendo toda a plantação.

"Com a técnica japonesa, poderemos levar mais segurança aos produtores, porque até no preparo, essa adubação é mais efetiva e simples. Eles poderão ter a garantia de um produto de qualidade, totalmente orgânico e com a mesma capacidade da adubação comum. É uma evolução bastante significativa no modelo de agricultura dos horticultores", explica Sant’aAnna.

Ainda de acordo com o gestor, a ideia da implantação do bokashi veio após uma visita técnica a uma propriedade rural na Paraíba.

"Os produtores aqui de Alagoas foram conhecer a técnica e gostaram bastante. Depois disso, houve a solicitação para que fosse dada uma capacitação sobre o tema para implantação nas propriedades", explica.

O evento é apoiado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e integra a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, promovida pelo Sebrae.

Fonte: Agência Alagoas em 14/10/2014

Leia Mais: