Orgânicos como alternativa de renda

 

O governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Emater, promove na próxima quarta-feira (14), em Ivaiporã, região Central do Estado, o 1.º Encontro Regional de Agricultura Orgânica. Na programação, estão incluídas palestras com engenheiros agrônomos especializados em cultivo sem insumos agroquímicos e associativismo, além de apresentações de experiências de produtores.

O evento começa às 9h no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus. Devem participar 200 agricultores que já trabalham com a agricultura orgânica ou que pretendem adotar esse sistema de cultivo nos 15 municípios da região de Ivaiporã. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (13), nos escritórios da Emater.

Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Angheben, da Emater, o encontro visa fortalecer o cultivo de orgânicos como alternativa para agricultura familiar sustentável. Ele cita como vantagens a redução de custos de produção e um retorno maior para o agricultor na hora da venda. O encontro conta com o apoio do Sebrae, Terra Viva Agropecuária e prefeituras.

No campo

Na região de Ivaiporã, a produção de café, maracujá, milho, soja, feijão e leite no sistema orgânico já é uma realidade. A lavoura do agricultor João Frez é exemplo na região. Há dois anos, ele abandonou o uso de insumos químicos no pomar de maracujá. Sua propriedade, no município de São José da Boa Vista, abriga 1,5 hectare com a fruta e também áreas com soja e café orgânicos.

João percebeu as vantagens do sistema quando viu que os produtos plantados organicamente tinham maior aceitação no mercado. Outro benefício, de acordo com o agricultor, é o bem estar de quem lida com a lavoura. O trabalho é feito por ele e mais dois filhos. "Com o cultivo orgânico, deixei de usar produtos químicos que podiam prejudicar a saúde", diz o produtor.

Serviço: I Encontro Regional de Agricultura Orgânica - horário: 9h - Local: Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus em Ivaiporã - Inscrições: escritórios da Emater - Informações: (43) 472-1877

fonte Jornal Paraná on-line, Curitiba, quinta-feira, 8 de novembro de 2001

 


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+